Alta nas commodities impulsiona resultados das empresas do Ibovespa no 4º tri, diz BofA

As receitas consolidadas das companhias do Ibovespa subiram 30% na comparação anual

Apesar de uma alta nos custos com a inflação, os resultados das empresas que compõem o Ibovespa no quarto trimestre mostraram a força do setor de commodities, diz o Bank of America (BofA).

Os analistas David Beker, Paula Andrea Soto e Carlos Peyrelongue escrevem que as receitas consolidadas das companhias do índice subiram 30% na comparação anual, enquanto o Ebitda subiu 25% e o lucro por ação avançou 39%.

Retirando as companhias dos setores de energia e materiais básicos, as receitas subiram 19%, enquanto o Ebitda avançou 16% e o lucro por ação teve queda de 1% na comparação anual.

“Maiores preços das commodities podem significar aumento de dois dígitos nos custos para empresas de alimentos e bebidas”, comentam, destacando que M. Dias Branco teve resultados abaixo do esperado, enquanto Ambev e BRF sentiram pressão nas margens.

O banco americano acredita que uma desaceleração no consumo da população baixa renda afetou Magazine Luize, enquanto Natura e Via conseguiram contornar isso com corte de custos.

“Vimos performances robustas em varejistas e shoppings focados na alta renda (Multiplan, Iguatemi, Petz, Arezzo, Vivara, Soma)”, comentam. Construtoras também tiveram bons resultados, disseram, mas custos e preços começam a preocupar.

Com conteúdo do Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico