- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Nova presidente do Banco do Brasil (BBAS3) se compromete em entregar resultados sustentáveis aos acionistas
Nova presidente do Banco do Brasil (BBAS3) se compromete em entregar resultados sustentáveis aos acionistas
Empresas citadas na reportagem:
A nova presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros, afirmou em sua cerimônia de posse que assume com o compromisso de entregar resultados sustentáveis aos acionistas e ser relevante na vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Primeira mulher a comandar o BB em 214 anos, ela se disse honrada pela confiança do presidente Lula e lembrou suas raízes, mostrando que uma menina feirante na Paraíba se tornou presidente de um dos maiores bancos do país. “Minha nomeação é o reconhecimento da competência técnica, do comprometimento desse time. A missão que assumo é extremamente desafiadora”.
Participam da cerimônia o presidente da República, Lula, a primeira-dama, Janja da Silva, a ministra da cultura, Margareth Menezes, e o ministro da Fazenda em exercício, Gabriel Galípolo. O titular da pasta, Fernando Haddad, está em Davos (Suíça) para participar do Fórum Econômico Mundial.
Medeiros defendeu que uma “gestão adequada de capital” e destacou que a carteira de crédito da instituição é “resiliente e saudável”, com um dos menores índices de inadimplência do mercado.
“Continuaremos gerando retorno ao capital investido pelos acionistas à empresa”, afirmou em discurso durante sua cerimônia de posse. “BB continuará sendo rentável e sólido. Vamos executar essa estratégia atentos ao cenário e oportunidades. Permanecemos com foco no cliente, na aceleração da transformação digital”, complementou.
“Queremos ser uma empresa que proporciona melhor experiência para vida das pessoas, que ajuda pessoas, empresas, administração pública e instituições a alcançar objetivos, metas e sonhos”, ressaltou.
Medeiros enfatizou ainda que as mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. “Força do BB sempre esteve na diversidade de funcionários e clientes representados. Não só falamos a mesma língua como temos diversos sotaques”, afirmou.
Além disso, ela reforçou o foco na transformação digital. “Vivemos em uma sociedade em profundas transformações, que exige novos modelos de relacionamento do banco com clientes”, disse.
Ela frisou, ainda, o apoio à agricultura e ao empreendedorismo. “Vamos entregar um banco sob medida para cada cliente, superando expectativas dos mais diversos públicos e atendendo às necessidades mais específicas”, afirmou.
“Dar crédito é acreditar nas pessoas e nós acreditamos nos brasileiros. Avançaremos na educação financeira. Contribuiremos para construção de economia mais verde. Tudo isso será feito a partir da gestão adequada de capital”, prosseguiu.
Segundo a presidente, o BB possui “estratégia corporativa consistente, com visão de longo prazo”. “É ela que guia nosso jeito de estar próximo dos clientes”, pontuou.
Medeiros destacou que é possível “conciliar atuação comercial com atuação pública, potencializando ainda mais a capacidade que o BB tem de gerar valor” para construir um banco “mais que inovador, disruptivo”.
Diversidade no Banco do Brasil
Medeiros afirmou em cerimônia de posse que a questão da diversidade vai estar presente na sua gestão todos os dias. “O tema da diversidade precisa avançar bastante na estrutura do BB, e isso será feito com muito diálogo, escuta ativa e entendimento da realidade de cada segmento do corpo de funcionários”.
Nordestina, negra e homoafetiva, Medeiros é a primeira mulher a assumir o comando do BB em 214 anos e disse que a diversidade não ficará apenas na sua nomeação. “Vamos contar com medidas concretas para ter ainda mais diversidade nos times e liderança. O BB vai vivenciar a diversidade plena, na prática”.
Medeiros afirmou que o BB atuará com foco em objetivos de longo prazo bem definidos, confirmando a maturidade da governança e sustentabilidade dos resultados. “Nossa transformação digital será consolidada pela capacitação e protagonismo dos funcionários. Vamos incentivar a cultura organizacional com protagonismo e reconhecimento dos resultados alcançados”.
Ela apontou que a estratégia corporativa do BB é consistente, com visão de longo prazo, construída de forma colaborativa e será executada tendo em vista o potencial de gerar negócios, produção de valor e desenvolvimento em benefício da sociedade. “Podemos sim conciliar a atuação comercial com a atuação pública”.
A executiva comentou que, além da diversidade de pessoas, o BB é diverso como grupo empresarial, com as diversas empresas do conglomerado complementando a atuação do banco em si. “Ressalto novamente a excelência dos nossos modelos de governança. Nossa gestão será pautada pela transparência, diálogo aberto e franco. Não sou apenas a representante do meu time, sou espelho dele”, afirmou.
Leia a seguir