Bloqueio ao Swift traz corrida bancária e escassez de dólares à Rússia

Temor de colapso do rublo leva milhares de correntistas a sacarem reservas
Pontos-chave:
  • O Banco Central russo tenta acalmar os mercados
  • Segundo o governo da Rússia, O sistema bancário local é estável, tem reservas de capital e liquidez suficientes para funcionar sem interrupções em qualquer situação

Moscou e outras cidades russas passaram o final de semana com filas e filas em caixas eletrônicos, de acordo com o site do Financial Times (FT). Contas estão sendo raspadas por correntistas após o anúncio do bloqueio parcial do acesso ao Swift pelo sistema bancário russo. Em retaliação à invasão da Ucrânia, o G7 alijou parte das instituições de usar o sistema de transferências internacionais em vigor desde 1978.
Filas de pessoas que buscam retirar moedas estrangeiras já começavam a se formar na manhã de quinta-feira (24), após o início da ofensiva militar. De acordo com a reportagem do FT, agências do país têm ficado sem dólares disponíveis desde então, diante da alta demanda dos clientes.

O Banco Central (BC) russo tenta acalmar os mercados. Avisa a quem tem depósitos e que a liquidez seguirá farta em rublos. “O sistema bancário russo é estável, tem reservas de capital e liquidez suficientes para funcionar sem interrupções em qualquer situação. Todos os fundos dos clientes estão seguros e disponíveis a qualquer momento”, disse o BC da Rússia em comunicado, informa o FT.

Com reportagem do Valor Investe