Biden: Contribuintes não sofrerão perdas por falência de SVB e Signature Bank

Presidente americano afirmou que o sistema bancário do país 'é seguro'

O presidente dos EUA, Joe Biden, reiterou em discurso realizado nesta segunda-feira (13) que os contribuintes americanos não sofrerão perdas financeiras por conta do fechamento do Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank.

De acordo com ele, os depósitos nos bancos falidos serão honrados por meio do dinheiro de taxas pagas pelas instituições financeiras ao Fundo Garantidor de Depósitos, ferramenta mantida pelo Federal Deposit Insurance Corporation (Fdic) – agência de proteção ao crédito e supervisão bancária do governo dos EUA.

“Todo americano deve se sentir confiante de que os depósitos estarão garantidos se e quando precisarem”, ressaltou o mandatário americano, após afirmar que o sistema bancário dos EUA “é seguro”.

Já os investidores tanto do SVB quanto do Signature Bank não serão protegidos, disse Biden. “Eles sabidamente tomaram um risco, e quando o risco não é recompensado, investidores perdem dinheiro. É assim que o mercado de capitais funciona”.

Biden afirmou também que é necessário reduzir o risco de que novos colapsos no sistema financeiro dos EUA ocorram. Segundo ele, durante o governo do ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice-presidente, diversas leis de regulação financeira foram adotadas. Parte delas, segundo ele, foram revertidas pela gestão de seu antecessor Donald Trump.

“Pedirei ao Congresso e aos reguladores bancários para fortalecer as regras aos bancos para que torne menos provável que esse tipo de falha ocorra novamente”, completou Biden.