Como funcionam os fundos de investimento?

Quer sair da poupança e começar a expandir seus investimentos? Saiba como funcionam os fundos de investimento

Quer sair da poupança e começar a expandir seus investimentos? Uma boa saída são os fundos de investimentos. Essa modalidade pode ajudar você a turbinar seu patrimônio.

Se você mora em prédio, sabe que todo mês os donos de cada apartamento precisam pagar uma taxa de condomínio. Esse montante somado serve para cobrir gastos e serviços que o edifício oferece. Ou seja: o dono de cada apartamento paga uma fração do valor total da dívida. Essa é a lógica dos fundos de investimentos. Só que aqui, se tudo der certo, você ganha dinheiro, não só gasta, como no caso do condomínio.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Funciona assim: os recursos de várias pessoas são aplicados juntos no mercado financeiro e de capitais. Esse montante forma o patrimônio de um fundo. Você pode comprar mais ou menos cotas do que outra pessoa, depende de quanto de dinheiro tem disponível para aplicar. Os ganhos obtidos com esse investimento são divididos entre todos. Mas na proporção que cada um pagou, claro.

Tipos de fundos de investimentos

Quantos fundos existem? Muitos e de naturezas diversas. São seis os principais para pessoas físicas. Você pode aplicar, por exemplo, em ações, multimercados, renda fixa, cambiais, previdência e imobiliários. Quem vai te ajudar a escolher o melhor fundo é um gestor contratado por você ou uma gestora financeira.

Você, sozinha ou sozinho, não consegue aplicar no fundo de investimentos. É preciso delegar essa função a um terceiro. Daí, a importância de pesquisar bem a escolha de quem guiará você nessa jornada. A vantagem é que esse profissional com conhecimento de mercado costuma diversificar sua carteira de investimentos e não concentrar em apenas um fundo. Assim, aumentam suas chances de sucesso nos lucros.

Saiba que esse é um investimento de risco, já que o mercado é flutuante e eventos externos podem afetar uma empresa. Então, pense bem se você está disposto a correr esse risco. E se isso é compatível com seu perfil de pessoa que investe.

Aprenda mais sobre fundos de investimento no Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS