- Home
- Onde investir
- Renda variável
- Busca pagamento de dividendos? Confira as novidades entre as ações recomendadas pelo mercado financeiro para julho
Busca pagamento de dividendos? Confira as novidades entre as ações recomendadas pelo mercado financeiro para julho
Empresas citadas na reportagem:
A sua estratégia é garimpar ações com bom potencial de pagamento de dividendos e expectativa de crescimento? Então vale a pena conferir as carteiras temáticas do mercado financeiro focadas na distribuição de proventos.
Aqui, listamos estes cinco portfólios com as indicações para julho: BTG, Empiricus, Safra, Genial e Guide. Destacamos ainda os papéis que entraram nos mesmos para capturar as oportunidades do momento.
Tese defensiva
Na carteira de julho do BTG, Vivo (VIT3) e Ambev (ABEV) saem e dão lugar a CPFL (CPFE3) e Klabin (KLBN11). Além disso, o banco reduziu a exposição em Gerdau (GGBR4), aumentou em Petrobras (PETR4) e adicionou uma posição com Fleury (FLRY3).
“Nossa visão positiva sobre o Fleury pode ser resumida da seguinte forma: uma tese de investimento defensiva com um modelo de negócios de diagnósticos resiliente, previsível e amplamente estável. Bem como uma sólida geração de fluxo de caixa (8% em 2024; 10% em 2025) e dividend yield elevados (7% em 2024; 8,5% em 2025)”, aponta o BTG.
Ainda integram o portfólio do banco os seguintes papéis: Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3), Banco do Brasil (BBAS3), Eletrobras (ELET6), JBS (JBSS3), BB Seguridade (BBSE3), Tim (TIMS3) e Cyrela (CYRE3).
Melhores perspectivas
Enquanto isso, a Empiricus fez duas alterações na carteira de ações com bom potencial de pagamento de dividendos. Saem Eletrobras (ELET6) e Cyrela (CYRE3), entram Cosan (CSAN3) e SLC Agrícola (SLCE3).
“Depois de um longo período de desempenho ruim de CSAN3 por preocupações com o endividamento, temos visto o management da Cosan tomar atitudes para reduzir a alavancagem da companhia. O que inclusive ajuda a melhorar a perspectiva de dividendos para os próximos anos”, avalia a casa.
“No caso de SLC, os preços dos grãos nos parecem próximos das mínimas neste momento, o que abre espaço para recuperação à frente. Além disso, a queda nos custos dos insumos também deve ajudar as margens”, acrescenta.
Assim, o portfólio da Empiricus de recomendações para julho ainda tem Gerdau (GGBR4), Porto Seguro (PSSA3) e B3 (B3SA3).
Potencial de valorização
Já na carteira do Safra foram duas inclusões: Porto (PSSA3) e Gerdau (GGBR4). Esses papéis substituem Caixa Seguridade (CXSE3) e Petrobras (PETR4).
“O valuation barato da Porto (7,2x P/L 2024e) reforça o bom potencial do papel. Ela apresenta também um dividend yield estimado de 6,4% para 2024″, escreve o Safra sobre a empresa de seguros.
“A Gerdau apresenta um momento operacional mais positivo e os aumentos das estimativas no segmento norte americano mais que compensaram as previsões mais fracas para o segmento doméstico”, considera o banco sobre a produtora de aço.
As outras ações indicadas pela instituição dentro da estratégia de pagamento de dividendos são: Cemig (CMIG4), Itaú Unibanco (ITUB4), Copel (CPLE6), Vale (VALE3), Banco do Brasil (BBAS3), Direcional (DIRR3), Telefônica Brasil (VIVT3) e Eletrobras (ELET6).
Bom ponto de entrada
Na carteira de julho da Genial saíram as ações de BB Seguridade (BBSE3) e Taesa (TAEE11). Com isso, entraram os papéis de Minerva (BEEF3) e Metal Leve (LEVE3).
Então, a composição da casa conta ainda com Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Cury (CURY3).
Por último, a Guide decidiu substituir Banco do Brasil (BBAS3) por Vivo (VIVT3) na carteira dividendos para este mês.
“Após apresentar resultados excepcionais em 2022 e 2023, os resultados do BB pararam de surpreender. As ações da Vivo caíram cerca de 20% desde a máxima do ano e se encontram em um ponto de entrada interessante em nossa visão”, diz a casa.
“Além de dividendos altos, a Vivo é uma empresa defensiva e ainda está se beneficiando do ambiente menos concorrencial após a saída da Oi do mercado”, completa a Guide.
Leia a seguir