Tendências de renda fixa para 2022
Cauê Fabiano explica porque o cenário econômico incerto e juros altos tornam esse tipo de ativo bastante atraente, especialmente para quem não gosta de correr riscos
Recentemente, a renda fixa se tornou uma ótima opção de investimento. O cenário econômico incerto e juros altos fazem esse tipo de ativo bastante atraente, especialmente para quem não gosta de correr riscos. Quais são as tendências de renda fixa para 2022? Nesta quarta (19), Cauê Fabiano conversou com Karol Rui, especialista de conteúdo e investimentos do Banco Itaú. A pandemia afetou a economia: desemprego, juros mais altos, real desvalorizado. Rui explica como isso afeta os rendimentos da renda fixa. Entre 2020 e 2021, a taxa Selic esteve em níveis muito baixos, o que fez com que os investidores migrassem para ativos de mais riscos. Ou seja, renda variável. Mas, com a alta dos juros, a renda fixa passou a ser mais atraente.
2022 deve ser um ano de volatilidade na economia
Seguindo os passos de 2021, o ano que se inicia deve ser de grande instabilidade. Para entender melhor como se preparar para o cenário econômico atual, a Inteligência Financeira fez uma live para falar da nova Taxa Selic. A conversa foi comandada pelo editor-chefe, José Eduardo Costa, que teve como convidados Victor Vietti, superintendente de recomendação de investimentos do Itaú, e Sabrina Lima, especialista em investimentos do Itaú e do perfil Mercado Financeiro.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Dê o play e veja:
2022: é hora de apostar na renda fixa?
No Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques explicam o que é renda fixa, como ela funciona e tudo o que você precisa saber para investir nesse ativo com segurança. Essa classe de ativos se chama renda fixa justamente por ter uma rentabilidade mais previsível, tem regras e prazos bem definidos.
No vídeo, Silva e Marques falam sobre as diferentes opções de ativos em que você pode investir, as vantagens e desvantagens de cada um e os riscos. Sim, porque embora seja um investimento relativamente seguro, a renda fixa também apresenta riscos. Todo investidor deve ter isso em mente antes de aplicar seu dinheiro.