Renda fixa: como funciona esse investimento?

Com os novos acontecimentos no cenário econômico os ativos de Renda Fixa começam a soar mais vantajosos. Eles são interessantes mesmo? Vale a pena investir?

Neste Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques explicam o que é renda fixa, como ela funciona e tudo o que você precisa saber para investir nesse ativo com segurança.

Renda fixa é quando você empresta o seu dinheiro para alguém que precisa do dinheiro agora, e recebe de volta com juros lá na frente. Esse empréstimo pode ser para o governo, para uma empresa.

Essa classe de ativos se chama renda fixa justamente por ter uma rentabilidade mais previsível, tem regras e prazos bem definidos. Pode ser fixada em um percentual mensal ou seguir um índice. E é por isso que usamos os termos pré e pós fixados.

Se você compra um ativo de um título público, você está emprestando o seu dinheiro para que o governo federal consiga ter o valor em caixa para fazer um investimento em educação, ou concluir uma obra. Na hora da compra você tem que estar de acordo com o tempo para o resgate do seu investimento e com a taxa de juros que o governo vai precisar pagar em cima do seu dinheiro quando for te devolver. É aí que você pode lucrar.

No CDB, que é um título privado, funciona assim: você empresta para um banco ou instituição financeira usarem em outros empréstimos. Com debêntures, outro tipo de ativo de renda fixa, você empresta para uma empresa investir nela mesma, ou financiar um projeto, pagar as contas.

Poupança, altas dos juros e renda fixa

A poupança não é ruim, pelo menos é um movimento para fazer uma reserva de dinheiro, mas é uma das opções menos rentáveis do mercado. Existem aplicações de rendas fixas mais sedutoras.

Não é porque os juros estão subindo que a renda fixa vira alegria garantida, não é assim que funciona. Você pode escolher um investimento a longo prazo, mas ter um contratempo e precisar tirar antes.

Ou então, se você comprar um título privado e a empresa ou instituição financeira que você emprestou o seu dinheiro perde a capacidade de pagar por esse dinheiro na data do vencimento, o risco de perder dinheiro aumenta, porque o risco de a empresa não conseguir te pagar lá na frente aumenta também.

Quer saber mais sobre renda fixa e como ela funciona? Veja o Papo de Finanças!