Todo mundo ama os investimentos de renda fixa; por que ela é a queridinha do momento?

Com os juros em alta, ela está mais popular do que nunca. Entenda por quê

Tá todo mundo falando da renda fixa! Ela é a queridinha dos investimentos, a coqueluche do momento, como diria o pessoal das antigas. Mas por quê?

Em primeiro lugar, a renda fixa tá na moda agora porque os juros no Brasil estão bem altos. Sim, a Selic, que é a taxa de juros que serve de base para todas as outras aqui no Brasil está subindo há alguns anos.

Em fevereiro, ela chegou a 13,75% ao ano.

E por que isso é importante? Porque existem vários investimentos que usam a taxa Selic como base. Isso quer dizer que o retorno que eles dão está baseado nessa porcentagem.

Quais são os investimentos em renda fixa?

E quais investimentos são esses? São do de renda fixa. Eles são basicamente um empréstimo que você, o investidor, faz para uma empresa, para um banco ou até para o governo!

Existe um tipo de renda fixa que fica ainda mais vantajoso para o investidor quando a Selic está alta, o pós-fixado. E por quê? Porque o rendimento dele segue a taxa básica de juros.

Entendeu a lógica? Existem investimentos que usam a taxa Selic como base para dar o retorno. Quanto mais alta estiver a Selic, mais retorno eles te dão. E esses investimentos são justamente os de renda fixa!

Aí você vai me perguntar: mas, Diogo, a taxa Selic pode baixar, não? E aí, como eu fico, parceiro? Bom, ela pode. Mas os especialistas em economia e investimentos acham que ela ainda vai continuar muito alta por um tempinho, viu? E mesmo que ela baixe um pouco, ela deve continuar na casa dos 10% por um tempo.

Ou seja, a renda fixa vai continuar valendo bastante a pena, especialmente para quem não gosta de se arriscar muito. Mas, não se esqueça do mantra que a gente sempre repete aqui na IF: é bom sempre diversificar os seus investimentos.