Quanto rende a poupança na Europa?

Saiba quanto seu dinheiro pode render nos países da União Europeia

Muitas pessoas têm curiosidade de saber quanto rende uma poupança na Europa. Você tem ideia? Acha que pode ser bom negócio deixar seu dinheiro aplicado dessa forma por lá? Para buscar respostas, consideramos os países da União Europeia e fizemos essas perguntas a Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio. Leia logo abaixo:

Existe um investimento equivalente à poupança na União Europeia?

Sim, existem contas de poupança chamadas “saving accounts” na União Europeia. Claro que cada país tem uma tradução desse termo para sua língua, mas de forma geral funciona basicamente como uma reserva de dinheiro, e é equivalente à nossa poupança.

E quanto rende uma poupança na Europa?  

Rende bem pouco. Em geral, os rendimentos variam entre 0% a 2% ao ano, dependendo do banco e de algumas condições. Na média, fica em torno de 1% ao ano. Se considerarmos que nos últimos tempos a inflação na região chegou a 8% ao ano na região e, mais recentemente, está em torno de 4%, apesar de a poupança oferecer um rendimento nominal, você tem uma rentabilidade efetiva negativa.

As taxas de rendimento variam entre os países da União Europeia?

Como estamos falando de União Europeia, não há diferença de rentabilidade entre países. O que pode ter é diferença de rentabilidade entre instituições financeiras. Ou seja, algumas fintechs ou bancos digitais que têm custos operacionais menores estão oferecendo alguma coisa a mais de remuneração. Por exemplo, enquanto um banco padrão paga em torno de 1%, um banco digital pode pagar em torno de 1,5% ao ano.

É completamente diferente do Brasil porque aqui pensamos em 1% ao mês. Lá, eles pensam   em taxas assim ao ano. Bancos que pagam muito bem pagam 2% ao ano.

E qual é a vantagem de colocar o dinheiro na poupança na Europa?

As vantagens da poupança na Europa são bem semelhantes às da poupança no Brasil. A principal é a segurança de guardar seu dinheiro em uma instituição que vai te pagar uma pequena remuneração, ainda que seja abaixo da inflação. Outro ponto positivo é a liquidez.

Quais investimentos de renda fixa podem ser mais interessantes?

Em renda fixa não há a diversidade que existe no Brasil. Eles têm certificado de depósito e depósitos a prazo, que são mais ou menos equivalentes ao nosso CDB. Mas todos têm baixa rentabilidade, também em torno de 1% a 2% ao ano.

E quais outras aplicações podem ser uma alternativa à poupança na Europa?

Pela baixa rentabilidade de investimentos financeiros, as alternativas de investimento estão mais ligadas a imóveis, fundos de investimentos que fazem diversificação entre aplicações financeiras, imóveis, empresas, entre outras categorias.

Eles também usam muito como forma de poupança os fundos de aposentadoria privados, muitas vezes ligados a algum sindicato ou alguma entidade de classe específica, como os nossos Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Administração etc.

O mercado de ações também é muito utilizado como forma de investimento que pode gerar rentabilidade mais interessante que a poupança.

Leia a seguir

Leia a seguir