Por que investir? A resposta tem a ver com atingir a independência financeira

E ter condições para fazer as melhores escolhas faz parte de uma vida financeira mais saudável

Se você não consegue responder a esta pergunta, gaste seu dinheiro. Gaste com vontade e sem nenhuma culpa.

Guardar dinheiro sem ter um objetivo é um perigo. Você vai investir errado e vai perder dinheiro com suas aplicações. E, se é para perder, então, o melhor é gastar.

Mas, antes de abrir a bolsa para sacar seu cartão de crédito no primeiro shopping que cruzar seu caminho, pense um pouco mais sobre a pergunta. Você não tem, realmente, nenhuma razão para investir?

Um apartamento, um carro, uma viagem… Tudo isso é objetivo de investimento. Mas, há algo ainda mais sedutor a perseguir: sua independência financeira.

Ter 200 vezes o que gasta

Já falei aqui na Inteligência Financeira que não é preciso ser milionário para conquistar a independência financeira. Muitos planejadores e analistas aceitam uma conta internacional que diz que é necessário ter 200 vezes o que gasta. Você pode ler mais sobre este tema aqui.

Então, ajuste o foco nos gastos. Quanto menor, mais fácil fica o objetivo de ser financeiramente independente. Primeiro, porque a soma fica menor. Depois, porque sobra recursos para começar a estratégia de investimento.

Imagine poder escolher onde e com quem trabalhar. Porque essa é a tradução de independência financeira. E, pode apostar, nenhuma bolsa, sapato, carro ou qualquer outro objeto de consumo tem um poder de sedução tão grande comparado à liberdade financeira.

Ter o suficiente para não precisar contar nos dedos o dia do pagamento já é uma dádiva. Poucos conseguem essa proeza. Mas, dar-se ao luxo de escolher seu patrão não tem preço.

Independência financeira

Conquistar sua independência financeira não é uma tarefa simples. Mas, também não é impossível e, mais que isso, não significa que você terá que ser rico. Aliás, há muita gente rica que não tem independência financeira, mas falaremos sobre isso em outra oportunidade.

A independência financeira lhe dará condições melhores para fazer suas escolhas.

Para mulheres, há ainda outro bom motivo para investir: escapar da armadilha da pobreza na terceira idade. Estudos mostram que as mulheres são as maiores vítimas nesse campo.

A taxa de pobreza entre mulheres brancas, acima dos 65 anos de idade, é de 20% nos Estados Unidos. Essa taxa chega a dobrar entre as mulheres negras e hispânicas, segundo o Women’s Institute for a Secure Retirement (wiser), ONG que ajuda milhares de mulheres americanas a planejar sua aposentadoria.

Pobreza feminina

Estudos mostram que uma das principais causas da pobreza feminina, nessa fase da vida, é a falta de uma poupança pessoal. Mesmo as mulheres que trabalham e têm uma boa renda, e até mesmo um patrimônio, não estão livres desse fantasma.

E por que? Porque elas tendem a viver muito e, portanto, precisarão de muitos recursos para financiar sua longa aposentadoria.

Bem, lhe entreguei alguns pontos de reflexão para você responder a primeira pergunta da nossa conversa. Pense, reflita, imagine sua vida independente e depois me conte. Ainda não sabe por que investir?

Plano de investimentos

Outro erro comum é achar que não tem dinheiro para investir e adiar essa decisão para quando tiver dinheiro. Se é esta sua situação, acredite, você provavelmente não iniciará um plano de investimentos nunca.

Dinheiro você tem, suas escolhas é que precisam ser avaliadas. Duvida? Pode apostar. No próximo encontro, vou partilhar só com você alguns exemplos de escolhas que fiz que me ajudaram a avançar na rota rumo a independência financeira.

Você tem perguntas ou histórias para partilhar? Me envie, que ainda vamos conversar muito sobre este tema. Nosso e-mail é o “Redação Inteligência Financeira” redacaoif@inteligenciafinanceira.com.br. Desconfie com quem lhe acena com fórmulas mágicas.

Para conquistar sua independência, é necessário determinação e boa informação que você encontra aqui. Determinação eu tenho certeza que você tem.