- Home
- Onde investir
- Investimentos
- Fundo DI ou CDB liquidez diária: qual é o melhor em um cenário de juros altos?
Fundo DI ou CDB liquidez diária: qual é o melhor em um cenário de juros altos?
Fundo DI ou CDB liquidez diária? Já teve essa dúvida na hora de investir? Ambos são atrelados ao CDI, mas será que um é mais rentável que o outro? E qual será o mais vantajoso em um cenário de juros altos?
Para entender direitinho como funciona cada um desses investimentos e quanto eles podem render fizemos algumas perguntas a Marlon Glaciano, planejador financeiro e sócio da Invest Prime Planejamento Patrimonial. Confira a entrevista logo abaixo:
Fundo DI ou CDB com liquidez diária? Qual é melhor com os juros altos?
A escolha depende da rentabilidade e dos objetivos do investidor, claro. Mas os CDBs geralmente oferecem rendimentos superiores, mas fundos DI garantem maior diversificação e gestão ativa.
Então, quem busca maior retorno e quer concentrar os investimentos em um banco, o CDB pode ser mais vantajoso. Para quem procura diversificação, o fundo pode ser ideal.
O que é fundo DI e como ele funciona?
O fundo DI é um investimento de renda fixa que busca acompanhar o CDI, investindo em títulos públicos e privados de baixo risco. Ele oferece liquidez diária ou D+1 (dinheiro entra na conta no dia útil seguinte ao pedido de resgate), mas sua rentabilidade pode ser impactada pela taxa de administração.
E o que é e como funciona o CDB liquidez diária?
O CDB com liquidez diária é um título emitido por bancos que oferece rentabilidade atrelada ao CDI. Você pode resgatar a qualquer momento sem perda de ganhos; por isso, é ideal para reservas de emergência.
Fundo DI ou CDB liquidez diária: onde R$ 100 mil rendem mais?
Em um ano, o fundo DI geralmente entrega uma rentabilidade bruta próxima de 99% do CDI. Porém, sofre impacto tanto da taxa de administração (0,5% ao ano) quanto com o IR (17,5% para esse prazo. O resultado, então, é uma rentabilidade líquida de aproximadamente 81,7% do CDI.
Um CDB liquidez diária que renda 100% do CDI, por sua vez, entrega uma rentabilidade líquida de 82,5% do CDI, considerando o mesmo desconto de IR.
Investimento | Rentabilidade líquida anual |
Fundo DI | 81,7% do CDI |
CDB | 82,5% do CDI |
Ou seja, embora a diferença seja pequena, o CDB apresenta um ligeira vantagem em termos de retorno líquido. No entanto, vale lembrar que fundos DI podem ser melhores para quem prioriza diversificação e gestão profissional.
E em relação à liquidez?
Ambos são adequados para investidores que buscam liquidez diária e segurança. Então, funcionam para quem tem pressa.
Leia a seguir