Barbie: R$ 7 bilhões em vendas, ações em alta e maior pré-venda da história da Warner

Filme chega às telonas na próxima quinta-feira (21); veja os números envolvendo a boneca mais famosa do mundo

Margot Robbie é a estrela do filme da Barbie, que leva às telonas a marca com vendas bilionárias (Crédito: Warner Bros)
Margot Robbie é a estrela do filme da Barbie, que leva às telonas a marca com vendas bilionárias (Crédito: Warner Bros)

O filme da Barbie veio aí. Depois de um longo período de espera, “Barbie” estreou dia 21 de julho em grande expectativa não só dos fãs daquela que é inegavelmente a boneca mais famosa do mundo, como também das empresas envolvidas no negócio.

No final de 2022, a Mattel, dona da marca Barbie, apresentou aos seus acionistas a chegada do filme como um dos destaques da empresa para este ano. Nesse meio tempo, o assunto dominou as redes sociais e as expectativas do mundo do cinema.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

De acordo com dados da Abraplex, associação das empresas exibidoras, o longa é a segunda maior estreia do cinema brasileiro desde 2014, quando os filmes passaram a chegar aos cinemas às quintas-feiras. “Barbie” foi assistido nesta quinta por 1,4 milhão de pessoas, com uma renda de mais de R$ 22 milhões.

No primeiro final de semana, a bilheteria de Barbie superou as expectativas e arrecadou globalmente US$ 356 milhões (R$ 1,68 bilhão). Foram primeiros dia de ouro para o cinema, uma vez que “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, também foi além do estimado, faturando US$ 180 milhões (R$ 852 milhões). Ao todo, portanto, o fenômeno Barbenheimer fechou com US$ 536 milhões (R$ 2,53 bilhões)

Últimas em Investimentos

No último mês, as ações da Mattel (MAT) subiram 20,19% na bolsa americana Nasdaq, chegando a US$ 21,97 nesta quarta-feira (12). Em comparação com esse resultado, a concorrente direta Hasbro (HAS), subiu 8,18% no mesmo período.

Da mesma maneira, o desempenho foi melhor do que o da Meta (META), responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. As ações da empresa subiram 16,23% ao longo do mês, mesmo com o lançamento da nova plataforma Threads como concorrente do Twitter.

Filme da Barbie chega diante de faturamento bilionário em queda

No último ano, a Mattel faturou US$ 1,49 bilhão com a venda de Barbies em todo o mundo. Como resultado da conversão para o real, são R$ 7,16 bilhões em faturamento bruto apenas da boneca.

Apesar de estes serem números altos, as vendas vem em queda. Em 2021, o faturamento da Barbie foi de US$ 1,67 bilhão (o equivalente a cerca de R$ 8,02 bilhões), uma queda de 11%. E a Mattel está de olho no novo filme para capitalizar.

“O filme da Barbie é um momento monumental para a marca, e nós mal podemos esperar para que os fãs tenham a experiência da Barbie na tela grande como nunca antes”, afirmou Lisa McKnight, head global de Barbie e bonecas da Mattel no anúncio feito pela marca.

A concorrência dos Hot Wheels

A empresa lançou uma coleção especial de produtos, com os looks que Barbie, Ken e os demais personagens exibem no longa-metragem. Além disso, a Mattel vai ainda buscar capitalizar com outras marcas da empresa, com um jogo de cartas personalizado de UNO e um carrinho Hot Wheels da Barbie, um Corvette Rosa.

Hot Wheels é uma marca em ascensão dentro da Mattel. As vendas da marca de carrinhos cresceram 17% em 2022 e chegaram a US$ 1,25 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões). Em breve, Hot Wheels também chegará aos cinemas, em um filme que será dirigido por J.J. Abrams, de “Star Trek” e os últimos “Star Wars”.

Filme tem orçamento de R$ 100 milhões

Com um elenco de peso e muitas participações especiais, “Barbie” tem um orçamento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 480 milhões). O investimento foi custeado em sua maior parte pela Warner Bros. Discovery.

A empresa centenária tem uma dívida bruta na casa dos US$ 50 bilhões (R$ 240,26 bilhões). Ou seja, o conglomerado de mídia que precisa mais do que nunca que um grande hit. A estimativa é que “Barbie” largue com uma bilheteria entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões, segundo o site The Hollywood Reporter, o que seria um número bastante positivo para a empresa.

Definitivamente, as marcas estão de olho em como aproveitar o boom diante do filme da Barbie. Redes de cinema anteciparam as vendas de ingressos, enquanto marcas como Burger King aproveitam para incluir no cardápio produtos inspirados no universo.

Confira o trailer oficial do filme da Barbie, que estreia em 21 de julho nos cinema – Vídeo: Divulgação/Warner Bros
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS