BIS desenvolve plataforma que coletará dados sobre criptomoedas e DeFi

Banco afirma que é necessário que os bancos centrais e os reguladores financeiros obtenham conhecimento em primeira mão dos mercados de criptoativos e DeFi

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), responsável pela supervisão bancária, anunciou que está desenvolvendo uma plataforma que vai compilar dados sobre o mercado de criptoativos e finanças descentralizadas (DeFi) para mensurar o impacto dessa economia nos países.

A plataforma de dados, chamada Projeto Atlas, está sendo elaborada em parceria com o Commerzbank e o De Nederlandsche Bank, e vai reunir dados de corretoras de criptomoedas e informações em blockchains públicas. Em uma primeira fase, o banco elaborou uma prova de conceito para aprimorar a plataforma.

O BIS afirma que é necessário que os bancos centrais e os reguladores financeiros obtenham conhecimento em primeira mão dos mercados de criptoativos e DeFi, e há uma escassez de dados confiáveis e personalizados para tais fins.

Em relatório, a entidade afirma que o projeto é um esforço para reunir dados de forma padronizada, como ainda não é feito mundialmente.

Com informações do Estadão Conteúdo