Aluguel de criptomoedas é seguro? Entenda como funciona 

Saiba como funciona o aluguel de moedas digitais e veja recomendações para não cair numa cilada

Em abril deste ano, um caso envolvendo aluguel de criptomoedas ganhou destaque. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) entrou com uma ação civil contra a Fiji Solutions, empresa que afirmava trabalhar com locação de criptomoedas. O motivo? Os clientes não conseguiam acessar seus recursos desde fevereiro. O dinheiro dos usuários estava retido desde fevereiro. 

O caso segue em andamento e a Fiji foi acusada de aplicar um golpe de US$ 600 milhões em investidores. A empresa organizava e divulgava supostas operações com criptomoedas, em negócios de “aluguel” com contratos que envolviam as moedas digitais.  

Como funciona o aluguel de criptomoedas? 

Neste sentido, o aluguel de criptomoedas tem uma ideia simples: a empresa afirma fazer operações financeiras com os recursos de clientes que têm criptomoedas e, em troca, oferece uma certa rentabilidade.

Dessa forma, esses clientes assinam um contrato e disponibilizam as criptos para as movimentações. No caso da Fiji, o retorno prometido era entre 4% e 12% ao mês algo bem improvável quando o assunto é criptoativos.

“O aluguel de criptomoedas na verdade não existe. O que essas empresas fazem é pegar o dinheiro de terceiros com a justificativa de locação e um retorno acima da média. Com esse montante, conseguem até pagar essa rentabilidade por algum tempo para atingir mais pessoas com essa promessa. Mas no fim das contas é um esquema de pirâmide”, ressalta Felipe Medeiros, analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos.  

Como identificar um esquema fraudulento 

Antes de fazer um investimento em cripto ou qualquer outro ativo, o especialista ressalta a importância de prestar atenção em alguns pontos. “Sempre que a proposta envolver retornos mensais garantidos e acima da média, é uma pirâmide”.

Trabalhar com uma instituição reconhecida no mercado também é fundamental. Sendo assim, desconfie daquelas que oferecem promessas milagrosas.

“Por ser um mercado de alta volatilidade, você pode ganhar ou perder mensalmente. Esse valor muda de acordo com a variação do ativo. Mas veja: você não tem garantia de nada”, explica Felipe.