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Lucro da Alpargatas (ALPA4) cai no 3º tri, mas receita cresce 10%, para R$ 1,09 bilhão
Empresas citadas na reportagem:
Alpargatas, dona da Havaianas, registrou lucro atribuído aos controladores de R$ 45,12 milhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 71,13% em relação ao mesmo período de 2021. A companhia destaca, contudo, que os resultados não são comparáveis, devido à aquisição de participação na Rothy’s, anunciada em dezembro de 2021.
Excluindo os dados da Rothy’s, o lucro líquido recorrente da Havaianas — que inclui Ioasys e Dupé — chegou a R$ 105 milhões, uma queda de 30,6% na base anual. Já o lucro líquido das operações continuadas foi de R$ 44,2 milhões, queda de 70,8% ante os R$ 151,7 milhões do mesmo período do ano anterior.
A receita da companhia cresceu 10% no comparativo anual, para R$ 1,09 bilhão. O lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (Ebitda) somou R$ 181,5 milhões entre julho e setembro, queda de 2,5%. A margem Ebitda encolheu 2,2 pontos percentuais, para 16,9% ante 19% no mesmo intervalo de 2021.
A companhia comenta que, durante o terceiro trimestre deste ano, houve exercício de opções de ações detidas por executivos da Rothy’s que fazem parte do programa de atração, retenção e alinhamento da companhia. Com isso, a participação da Alpargatas foi diluída de 49,9% para 49,3% com a emissão de novas ações para atender o exercício de opções. Assim, a Rothy’s representou um prejuízo de R$ 59,5 milhões na receita líquida do trimestre.
Desse valor, R$ 31 milhões correspondem ao prejuízo líquido da Rothy’s no período, proporcional à participação da companhia na adquirida; R$ 23,5 milhões correspondem ao efeito da diluição na participação da Alpargatas na Rothy’s, ocasionado por perda no investimento; e outros R$ 5,1 milhões são resultado da amortização de mais-valia de ativos referente à alocação do preço de compra da aquisição.
A receita líquida da Rothy’s a receita líquida atingiu US$38 milhões, alta de 2% contra o terceiro trimestre de 2021, totalizando US$ 129 milhões no acumulado de 2022 até setembro.
O volume de Havaianas no terceiro trimestre atingiu 66 milhões de pares vendidos, queda de 4% em relação ao mesmo intervalo de 2021. No Brasil, o volume chegou a 59 milhões de pares vendidos, recuo de 6% na mesma base.
Já a Havaianas internacional reportou aumento de 15%, com volume de 7 milhões de pares vendidos. Desse total, houve aumento de 47% na América Latina e 17% na Europa, Oriente Médio e África.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a marca teve queda de 62% nos volumes, impactado pela reestruturação operacional e pela revisão do modelo de negócio ainda em curso. Na China, o volume vendido encolheu 4%, devido ao impacto das restrições impostas contra a Covid-19.
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