- Home
- Mercado financeiro
- Política
- IF Hoje: Atenções do mercado se dividem entre dados dos EUA e eleições no Brasil
IF Hoje: Atenções do mercado se dividem entre dados dos EUA e eleições no Brasil
A sexta-feira (28) deve ser de cautela no mercado financeiro brasileiro por causa da eleição presidencial no domingo (30).
Às 21h30, a TV Globo promove o último debate entre os candidatos. As mais recentes pesquisas de intenção de voto divulgadas dão uma sólida vantagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa. Segundo o instituto Datafolha divulgou na noite de quinta (27), Lula tem a preferência de 49% dos eleitores, contra 44% do incumbente, Jair Bolsonaro (PL).
O cenário não parece tão incerto, mas, mesmo assim, muitos investidores podem preferir evitar o risco antes do final de semana, refugiando-se no dólar e fugindo das empresas estatais na Bolsa de Valores, porque a gestão de Bolsonaro é vista como mais competente na administração dessas companhias.
No exterior, o destaque é o índice de preços PCE (gastos pessoais com consumo, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que subiu 0,3% em setembro frente agosto, dentro das projeções dos analistas. A taxa em 12 meses ficou em 6,2%.
Lutando com a pior inflação em 40 anos, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) tem aumentado os juros agressivamente, porém o mercado está com medo de que as elevações da taxa básica acabem levando o país à recessão.
Com o PCE em linha com as estimativas do mercado, a expectativa de que os membros do Fed tenham mais parcimônia na alta dos juros ganha força, e os ativos mais arriscados, como a renda variável, voltam a ficar atraentes.
Agenda do dia
- 9h30 – EUA: Índice de preços PCE (setembro); gastos e renda do consumidor (setembro)
- 11h – EUA: Vendas de moradias usadas (setembro)
- 21h30 – Brasil: Último debate entre os candidatos à presidência da República, na TV Globo
- BALANÇOS: Usiminas
Leia a seguir