Podcast ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’ estreia dia 27 de junho; saiba detalhes

Primeiro episódio apresenta entrevista inédita com Edmar Bacha, um dos idealizadores do Plano Real

O Plano Real, que agora completa 30 anos, foi criado para debelar a inflação. Vindo depois de uma série de planos malsucedidos, ele cumpriu este objetivo.

Mais do que isso, possibilitou a redução da pobreza e a estabilidade econômica, que permitiu às pessoas e às empresas planejarem suas finanças.

Dessa maneira, não é exagero dizer que o Plano Real abriu caminho para o Brasil se integrar à economia global.

A vitória do Plano Real, no entanto, não se deu sem sobressaltos. Por isso, vale lembrar que entre a nota do real e o Pix instantâneo existe uma história que você precisa conhecer.

Esta é a proposta da série com sete episódios do podcast ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’, projeto original da Inteligência Financeira, feito em parceria com o Estúdio Novelo.

O primeiro episódio ‘A Concepção’, com o economista Edmar Bacha, um dos idealizadores do Real, vai ao ar no próximo dia 27 de junho. A partir daí, haverá uma nova publicação a cada quinta-feira.

História que continua viva

Durante o primeiro semestre deste ano, a equipe da Inteligência Financeira entrevistou os principais idealizadores do plano. Persio Arida, André Lara Resende, Pedro Malan, Gustavo Franco, entre outros, contam os principais momentos da produção do pacote econômico que mudaria para sempre o Brasil. Eles falam ainda das vitórias, mas também dos desafios presentes dessa história que não terminou.

“O resultado deste esforço de pesquisa e apuração é uma série saborosa, que mostra os enormes desafios e a engenhosidade por trás da criação do Real. Além, claro, de tratar do que vem pela frente, com a digitalização da moeda. É um prato cheio para quem gosta de história, economia, ou simplesmente quer aprender sobre o Real”, diz José Eduardo Costa, editor-chefe da Inteligência Financeira.

Os episódios de ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’ contam sempre com a participação de Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco e ex-diretor de política econômica do Banco Central.

Uma série para variados públicos

“Já pensávamos na divulgação dos 30 anos do Real desde o ano passado e queríamos trazer um produto de conteúdo diferente, mas que conversasse com aqueles que já temos”, conta Marina Nardino, coordenadora de multimídia da Inteligência Financeira e product owner do projeto.

“Optamos por uma série documental em áudio não só porque sabemos que o consumo de podcast cresce a cada dia, mas porque uma história contada dessa forma poderia alcançar os mais variados públicos”, complementa Nardino.

Linguagem e identidade visuais únicas

De acordo com Thaiana Garcia, coordenadora de marketing e parcerias da Inteligência Financeira, a ideia é explorar o conteúdo nas principais plataformas digitais.

“A identidade visual da campanha de lançamento e a linguagem escolhida tem um ‘quê’ de anos 1990, com as características colagens de jornais e revistas”, conta ela.

“Nos conectamos com creators com idades e referências bem distintas para que o projeto possa reafirmar um grande propósito da nossa marca: democratizar a narrativa da economia. Contar essa história para quem viveu e para as novas gerações vai ser muito importante para cumprir isso”.

Identidade visual do podcast ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’. Imagem: Intermitente Audiovisual – Leon Vilhena

Gustavo Franco: “É uma das maiores inflações do planeta Terra”

Os depoimentos que ilustram o trailer a seguir dão uma medida do que vem pela frente.

“É uma das maiores inflações do planeta Terra”, contou Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central. “Eu acho que a maioria da população brasileira não tem memórias vivas do que foi conviver com a inflação”, como resume Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda.

“Demos cabo à inflação. Antes, nós tínhamos uma inflação de três mil por cento ao ano. Hoje, nós temos uma inflação de 3% ao ano”. Já esta frase é de Bacha, economista, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos idealizadores do Plano Real.

Ao todo, a Inteligência Financeira entrevistou para esta série especial quatro ex-presidentes do Banco Central, um ex-secretário de Política Econômica do ministério da Fazenda, um ex-presidente do IBGE, dois ex-presidentes do BNDES, dois ex-negociadores da dívida externa brasileira com o FMI, um ex-diretor de Dívida Pública do BC. E um ex-ministro da Fazenda.

Papelzinho azul e o Plano Real

Bastidores da gravação da participação de Edmar Bacha no podcast ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’. Foto: Alex Santana

Então, no primeiro episódio, Bacha narra a reunião no apartamento de Fernando Henrique Cardoso em que ele rascunhou em um papel azul o que seriam os principais pontos do plano econômico.

A reunião acontecia em um momento tenso, afinal, o presidente Itamar Franco havia acabado de demitir o então presidente do Banco Central sem consulta prévia ao ministro da Fazenda, FHC.

Então, o encontro que poderia ser a decretação do fim da equipe encabeçada por Fernando Henrique se tornou a plataforma para o lançamento do Real.

Na sequência do encontro entrariam para a equipe Pedro Malan, como presidente do Banco Central, e André Lara Resende, como negociador da dívida externa brasileira com o Fundo Monetário Internacional.

O Plano Real iria sair do papel.

Para colocar na agenda

Nome: ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’

Estreia: 27 de junho (novos episódios toda quinta-feira)

Onde: principais plataformas de áudio (Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e Castbox) e no site da Inteligência Financeira

Leia a seguir

Leia a seguir