Melhores e piores da bolsa: Azul (AZUL4) fecha com a maior alta; IRB (IRBR3) e Petrobras (PETR4) ficam entre as piores do dia

Veja as maiores altas e baixas da bolsa nesta quarta (17)

As ações da Azul (AZUL4) tiveram a maior alta da bolsa no pregão desta quarta-feira (17), com altas que chegarem perto de 15% de valorização ao final do dia. A empresa se recupera depois de um começo de semana ruim, quando foi apresentado o resultado trimestral da empresa.

Os investidores iniciaram as negociações na manhã da segunda-feira colocando a Azul como uma das piores opções da bolsa. Por isso, os papéis chegaram a cair 8% nas primeiras horas de operação da semana.

Mas o momento passou e a Azul fechou a segunda já revertendo boa parte das perdas. Nesta quarta, porém, o ânimo foi total. A possibilidade de a Petrobras reduzir o querosene de aviação impulsionou os papéis da empresa.

Além disso, os investidores parecem acreditar que o pior momento das áreas já passou. Não por acaso, as ações da Gol também terminaram com alta valorização, de mais de 9%, ficando entre as melhores do Ibovespa.

IRB desaba

Na ponta inferior da bolsa, a pior queda ficou nas mãos da resseguradora IRB Brasil (IRBR3). As ações entraram em leilão por oscilação máxima nesta quarta. A empresa vinha apresentando forte valorização na bolsa após sua volta ao Ibovespa, no começo deste mês.

Sem apresentar grandes novidades que possam segurar os investidores por mais tempo, a IRB parece viver um forte abandono de posições, liderado principalmente por grandes investidores estrangeiros.

Petrobras

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) ficaram entre as piores do pregão ainda por impacto da mudança na política de preços da empresa. Analistas disseram que há riscos na mudança de estratégia. Além disso, falta esclarecimento sobre como funcionará a nova política.

“Se os preços internacionais subirem e a Petrobras permanecer estruturalmente abaixo da paridade, a companhia vai precisar importar combustível para assegurar a oferta do mercado”, comentam os analistas Luiz Carvalho, Matheus Enfeldt e Tasso Vasconcellos do UBS BB.

Melhores ações* do dia

  • Azul (AZUL4) +14,88%
  • BR Properties (BRPR3) +11,03%
  • Guararapes (GUAR3) +10,00%
  • Renner (LREN3) +9,65%
  • Armac (ARML3) +9,03%

Piores*

  • IRB Brasil (IRBR3) -8,39%
  • Profarma (PRFM3) -3,03%
  • Minerva (BEEF3) -2,88%
  • Petrobras (PETR4) -2,43%
  • CPFL (CPFE3) -2,39%

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.