Melhores e piores ações: PDG (PDGR3) e Braskem (BRKM3) lideram ganhos, e SLC Agrícola (SLCE3) tem a maior queda

Veja as maiores alta e baixas da bolsa nesta segunda-feira (8)

A construtora e incorporadora PDG (PDGR3) ficou com a maior alta da bolsa nesta segunda-feira (8) entre as empresas que movimentaram volume na casa dos milhões de reais, ou acima disso. Porém, em 12 meses, os papéis da empresa ainda registram forte queda: -96,46%.

O desempenho positivo do dia antecede a apresentação dos resultados da empresa, que serão anunciados no próximo dia 12, sexta-feira, após o fechamento do mercado. A teleconferência com os acionistas está marcada para segunda-feira (15).

Os papéis da construtora voltam a registrar movimentações intensas sem que haja uma explicação da empresa para o fato. No final de abril, os papéis também passaram por forte oscilação e a CVM pediu explicações à PDG. Porém, a empresa disse não ter conhecimento “de qualquer ato ou fato” que justificasse as oscilações.

Braskem

Outra empresa que se destacou na sessão foi a Braskem. As ações ordinárias (BRKM3) registraram forte alta após apresentação de uma proposta não vinculante de compra da companhia brasileira, segundo apurou o Valor. As interessadas são Apollo e Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc).

Nesta manhã, a petroquímica comunicou, em fato relevante, que foi informada por sua controladora sobre o recebimento de proposta não vinculante, sem fornecer mais detalhes.

A Braskem havia liderado os ganhos na bolsa na sexta-feira (5), após notícias de que Adnoc e Apollo apresentaram os seus planos aos credores da petroquímica, que tem como segundo maior acionista a Petrobras.

Perdas

Já a SLC Agrícola (SLCE3) teve a maior queda na bolsa nesta segunda-feira. O desempenho ruim veio junto com o rebaixamento da recomendação da empresa pelo Bank of America (BofA). A instituição financeira afirmou que os ganhos da empresa “atingirão o pico” neste ano, com uma estabilização dos resultados a partir de 2024.

No último dia 4, expirou o prazo para que os investidores comprassem as ações da empresa para ter direito aos dividendos a serem pagos no dia 18 de maio.

Melhores ações* do dia

  • PDG (PDGR3) +13,02%
  • Braskem (BRKM3) +12,20%
  • Aeris (AERI3) +9,58%
  • AES (AESB3) +9,26%
  • Marcopolo (POMO3) +8,28%

Piores*

  • SLC Agrícola (SLCE3) -6,79%
  • Sinqia (SQIA3) -5,70%
  • Santos (STBP3) -4,64%
  • Log (LOGG3) -3,92%
  • Smartfit (SMFT3) -3,64%

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.