Onde investir para ter um retorno de 10% todo mês?

Está em busca desse rendimento? Então ative a bola de cristal ou não reclame depois que caiu em um golpe

Atualmente não há a menor chance de um investidor ter retorno de 10% mensal de maneira constante em suas aplicações financeiras. Alguém pode argumentar que recebeu uma oferta de um título que promete um ganho como esse e que pareceu muito oportuna.

Não acredite nisso. É uma oferta tentadora, mas mentirosa.

Vamos lembrar do caso recente envolvendo jogadores de futebol do Palmeiras e do Fluminense. Em maio de 2022, Gustavo Scarpa e Mayke foram aconselhados pelo também atleta Willian Bigode a investir em criptomoedas na corretora XLand com a promessa de ter rendimentos mensais entre 3,5% e 5%.

Resultado: Scarpa e Mayke perderam quase R$ 11 milhões e estão processando as empresas envolvidas, além de Bigode.

Por outro lado, a XLand está se dizendo vítima da FTX, do empresário Sam Bankman-Fried, que teve a sua falência decretada em novembro de 2022. Era a segunda maior corretora do mundo em criptos, com mais de 1,2 milhão de usuários e que valia US$ 32 bilhões.

Se bem que o sobrenome do Sam é anedota pronta, numa tradução literal e simples: ‘banqueiro frito’.

Lembrar de casos de trambique no mercado é muito fácil, mas conhecer casos de sucesso não.

Como explicar por que as pessoas caem nesses golpes?

Os ‘gurus de mercado’ e golpistas usam as fraquezas humanas para ludibriar os incautos. As finanças comportamentais podem explicar esse tipo de conduta pelos denominados vieses cognitivos.

Alguns exemplos de viés comportamental:

  • Excesso de autoconfiança: há pessoas que superestimam a própria capacidade de julgar ou decidir, acreditando que suas convicções, conhecimento são o suficiente para tomar todas as decisões;
  • Ancoragem: ocorre quando a pessoa acredita muito nas informações recebidas, chamada de âncoras, para tomar decisões;
  • Aversão à perda: a dor perda é muito mais forte do que o prazer de ganhar. Esse viés ocorre pelo medo de perder boas oportunidades.

Embora possamos elencar estes e mais alguns viesses de comportamento para explicar esse tipo de situação, no fundo muitos dos que caem em golpes são motivados pela ganância e a visão de que ganhar dinheiro é fácil, basta ter acesso a uma boa oportunidade e que ninguém enxergou até agora. Só eles descobriram essa mina de ouro!

Há algum tipo de aplicação que renda próximo a 10% ao mês?

Hoje, no mercado de investimentos, não há título de renda fixa ou variável que obtenha esse rendimento no Brasil ou no exterior.

Para dar uma noção melhor do que o rendimento significa, 10% ao mês corresponde a taxa equivalente de 213,84% ao ano. Lembrando que a nossa inflação acumulada em 2022 foi de 5,9%.

Como foram os ganhos em 2022 aqui no Brasil?

O Brasil é campeão de juros altos e usualmente oferece bons rendimentos em renda fixa e o ano passado não foi exceção. Um extrato dos rendimentos acumulados em 2022:

  • O IMA-S (índice ANBIMA dos títulos relativos a SELIC) rendeu 12,74%;
  • O CDB na faixa de 10,35% ao ano;
  • A Caderneta de Poupança 7,9%.

A renda variável não foi bem, o Ibovespa cresceu 4,7%. No entanto, a seleção das 20 melhores ações mostrou um rendimento de 15,3% no ano.

Pior foi o desempenho do dólar, com queda de 5,32%. O bitcoin nem se fala, queda de 66,6% no ano.

No exterior, o índice S&P 500 teve queda de 9,8% em 2022. Nos últimos 30 anos, esse índice de referência do mercado, teve o rendimento médio de 10,7%.

Decepcionado?

Mas, se eu tiver muito apetite a risco e comprar uma única ação?

Nesse caso daria para obter rendimentos fenomenais. Se a sua bola de cristal estivesse funcionando muito bem, teria investido nas ações da Adaro Minerals Indonesia e obteria o ganho de 1.600% no ano passado. Mesmo com o segundo lugar, a Turk Hava, já teria ganho muito dinheiro, porque o rendimento foi de 617,8%.

No mercado norte-americano também tivemos alguns bons retornos, como a Ocidental Petroleum Corp, com rendimento de 140%.

No Brasil, as ações da Cielo tiveram retorno de 140,4%. Mas, isso significa um rendimento mensal de 7,6%, ainda não dá os 10%.

Vale a pena comprar uma única ação?

Investir não é apostar dinheiro. Não é jogar na loteria na expectativa de ganhos astronômicos. É errado achar que comprar uma única ação é investir. Isso é uma aposta que, como qualquer outra, pode trazer ganhos como perder todo dinheiro apostado.

Investir é buscar um melhor equilíbrio entre risco e retorno.

O investimento requer planejamento, dedicação e conhecimento.

  • Planejar significa estabelecer objetivos, colocar no papel todas receitas e despesas e estabelecer como se pretende atingir suas metas. Assim, exige organização;
  • Dedicação é ser religioso na aplicação de recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos. Se a pessoa se propõe a guardar certa quantia por mês deve ser persistente e procurar não furar o seu planejamento;
  • Conhecimento é outro item essencial porque vai permitir ao investidor realizar as melhores aplicações e equilibrar a relação risco e retorno. Criando carteiras de investimentos bem diversificadas para buscar redução de risco.

O que leva a construção da independência financeira é o planejamento e a constância de investimentos. Isto custa algum esforço, mas os resultados são compensadores.

As pessoas que se dizem com maior grau de bem-estar financeiro não são necessariamente ricas, mas são aquelas que vivem de acordo com o planejaram e conseguiram conquistar os seus objetivos.

Alguns elementos para uma receita de sucesso e bem-estar na vida:

  • Cuide da sua formação;
  • Seja ligado na Cultura;
  • Seja equilibrado;
  • Seja autêntico;
  • Aprenda a lidar com as diferenças;
  • Seja organizado;
  • Seja dinâmico;
  • Seja ético;
  • Seja persistente;
  • Essencialmente: Goste do que faz.

Leia a seguir

Leia a seguir