Reparação e compensação de Mariana: Vale (VALE3) diz que continua comprometida

União e o Estado do Espírito Santo rejeitarem, na sexta-feira (3), a proposta de acordo que foi enviada por ela, Samarco e BHP

A Vale (VALE3) reiterou seu compromisso com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem em Mariana (MG) após a União e o Estado do Espírito Santo rejeitarem a proposta de acordo que foi enviada por ela, Samarco e BHP.

“A Vale reitera que as tratativas sobre o tema continuam e são conduzidas exclusivamente no âmbito da mediação”, afirma a mineradora, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A companhia diz que segue engajada para o avanço das negociações em curso com os governos federal e estaduais e outras entidades públicas envolvidas na mediação em curso no Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

“Junto com Samarco, BHP e autoridades públicas, a companhia continuará buscando estabelecer um acordo que garanta a reparação justa e integral às pessoas atingidas e ao meio ambiente”, completa a Vale.

Na sexta-feira (3), a União e o Espírito Santo rejeitaram a proposta sob o argumento que ela não representou avanço em relação à anterior, apresentada e discutida em dezembro de 2023, além de recuar em pontos que já haviam sido discutidos.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico.