Nvidia anuncia novos produtos capazes de impulsionar IA em equipamentos domésticos

CEO da companhia diz que a IA generativa é a transição de plataforma mais significativa na história da computação

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira (8) equipamentos para desempenho da inteligência artificial (IA) generativa superalimentada que estarão presentes em laptops de todos os principais fabricantes, além de novos softwares e ferramentas de IA aceleradas para desenvolvedores e consumidores, segundo comunicado da empresa.

A empresa anunciou três novas placas gráficas nesta segunda-feira – a RTX 4060 Super, a RTX 4070 Ti Super e a RTX 4080 Super – com preços entre US$ 599 e US$ 999. Essas placas possuem “núcleos tensores” adicionais projetados para executar aplicativos generativos de IA.

“A IA generativa é a transição de plataforma mais significativa na história da computação e transformará todos os setores, inclusive os de jogos”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

“Com mais de 100 milhões de PCs e estações de trabalho RTX AI, a Nvidia é uma enorme base instalada para desenvolvedores e jogadores aproveitarem a magia da IA generativa”, disse ainda.

As placas da Nvidia são capazes de executar uma ampla gama de aplicativos com o mais alto desempenho e liberam todo o potencial da IA generativa em PCs, segundo a empresa.

Os Tensor Cores nestes equipamentos aceleram drasticamente o desempenho da IA nos aplicativos mais exigentes para trabalho e lazer, aponta a Nvidia.

Com informações do Estadão Conteúdo