Aposta em chips próprios de IA: Alibaba desafia hegemonia da Nvidia e alavanca ações
Empresas citadas na reportagem:
Softwares de inteligência artificial (IA) chineses têm impulsionado ações como as da Alibaba. Agora, a empresa de comércio eletrônico pode obter mais ganhos ao produzir seus próprios semicondutores.
A Alibaba tem participado de uma corrida acirrada com os pares locais DeepSeek, Baidu e Tencent para lançar modelos de IA mais poderosos.
A excitação sobre a corrida elevou as ações em todo o setor de tecnologia chinês. Os recibos de depósito americanos (ADRs) da Alibaba aumentaram 59% este ano até o fechamento de sexta-feira (21).
Uma preocupação tem sido até onde esses desenvolvedores de IA podem levar seus modelos usando chips projetados nos Estados Unidos de empresas como a Nvidia, dadas as restrições de Washington sobre quais semicondutores podem ser vendidos para a China.
Até mesmo as exportações para a China do chip H20 atualmente permitido da Nvidia, que está muito atrás de seus semicondutores Blackwell de geração atual em capacidade de computação, podem ser proibidas, de acordo com relatórios recentes.
Participação da Ant
Isso fez com que as empresas chinesas buscassem alternativas locais. A empresa de tecnologia financeira Ant Group, que é afiliada à Alibaba, aparentemente fez um avanço.
A Ant usou chips da Alibaba e da Huawei Technologies para treinar um modelo de IA e obteve desempenho comparável ao que poderia ter obtido usando o chip H800 da Nvidia, que não tem permissão para ser exportado para a China, de acordo com uma reportagem da “Bloomberg”.
A reportagem, que citou pessoas familiarizadas com o assunto, disse que a economia de custos poderia ser de 20%. A Ant não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a reportagem.
Alibaba na disputa com a Huawei
O uso relatado dos próprios chips da Alibaba é um desenvolvimento notável porque a discussão sobre alternativas chinesas à Nvidia geralmente gira em torno do hardware Ascend AI da Huawei.
A Alibaba disse recentemente que investiria pelo menos 380 bilhões de yuans (US$ 52,4 bilhões) em computação em nuvem e IA nos próximos três anos.
Os ADRs da Alibaba subiam 1,1% na negociação pré-mercado nesta segunda-feira (24).
A demanda por semicondutores de fabricação chinesa pode aumentar rapidamente à medida que novas restrições dos EUA entram em vigor.
Analistas da Jefferies preveem que a China conseguirá garantir cerca de 600 mil chips Nvidia H20 este ano, potencialmente caindo para 300 mil em 2026.
Enquanto isso, eles preveem que a produção de unidades de processamento gráfico da China aumentará seis vezes de 2024 a 2030.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir