Morning call: qual será o desempenho da bolsa de valores durante o mês de outubro?

Ibovespa fechou o mês em alta de 0,71% e acumula crescimento de 6,22% no ano

O morning call começa com uma pergunta: qual será o desempenho da bolsa em outubro? Afinal, hoje teremos a primeira sessão do mês e esta pergunta começa a ser desvendada.

O Ibovespa fechou esta sexta-feira em alta de 0,72%, aos 116.565,17 pontos. Também por causa desse desempenho, o principal índice da bolsa de valores avançou discretamente no mês: alta de 0,71%. No trimestre, entretanto, houve queda de 1,29%. Mesmo assim, no ano, a alta chega a 6,22%.

Nesta semana, a agenda política deve ser o destaque.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou uma sessão extraordinária para votar o Desenrola Brasil. O projeto terá votação para não perder a validade.

Vale lembrar que além de instituir o programa, houve inclusão ao projeto de lei outro conjunto de regras que impõe limites para os juros no rotativo do cartão de crédito.

Ainda nesta semana, os deputados podem votar o projeto de lei que prevê a tributação dos fundos offshore.

Vamos agora acompanhar neste morning call como foi o fechamento das bolsas asiáticas

Bolsas asiáticas

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta segunda-feira (2) em dia de liquidez restrita em meio a feriados na China e em outras partes da Ásia.

Em Tóquio, o índice japonês Nikkei caiu 0,31% nesta segunda-feira, a 31.759,88 pontos, puxado por quedas em ações de tecnologia e energia, à medida que o entusiasmo inicial com a reversão de um “shutdown” do governo dos EUA e com melhora apontada pela pesquisa Tankan sobre confiança no setor industrial do Japão acabou se dissipando.

Por outro lado, o Taiex avançou 1,24% em Taiwan, a 16.557,31 pontos, após dados mostrarem que o PMI industrial oficial da China subiu para 50,2 em setembro, ficando acima da marca de 50 que indica expansão da atividade manufatureira pela primeira vez em seis meses.

Os mercados chineses e de Hong Kong, assim como os da Coreia do Sul, não operaram nesta segunda-feira em razão de feriados.

Oceania

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, à espera da primeira decisão de juros do BC da Austrália (RBA, pela sigla em inglês) sob sua nova presidente, Michele Bullock, a ser anunciada na primeira hora da terça-feira, 3.

O S&P/ASX 200 recuou 0,22% em Sydney, a 7.033,20 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo