IF Hoje: Investidores acompanham dados de inflação e reação das bolsas em NY ao acordo do teto da dívida dos EUA

Na volta dos feriados nos EUA e no Reino Unido, investidores monitoram reação de NY ao acordo da dívida americana, que deve ser votado nesta quarta-feira
Pontos-chave:
  • No Brasil, inflação do aluguel: IGP-M cai 1,84% em maio; taxa em 12 meses tem deflação de 4,47%

Na volta dos feriados nos EUA e no Reino Unido, que reduziram a liquidez dos mercados domésticos na segunda-feira (29), investidores esperam pela reação de Nova York ao acordo da dívida americana, que deve ser votado amanhã, na Câmara. A expectativa é de aprovação, embora parte dos republicanos esteja contra o projeto, que afasta o risco de um calote, mas libera o Fomc (Federal Open Market Committee) para subir mais o juro, dando força ao dólar. Leia mais sobre o Fomc no glossário da IF.

Nesse contexto, o real de desvalorizou com o carry trade (movimento que consiste em tomar dinheiro a uma taxa de juros em um país e aplicá-lo em outra moeda, onde as taxas de juros são maiores) prejudicado pelo maior diferencial entre as taxas, já que se mantém as apostas de sorte da Selic em Agosto.

Inflação pelo IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgado nesta manhã de terça, registrou deflação de 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

A variação de preços ficou abaixo da mediana das estimativas de 22 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de -1,58%, com intervalo das projeções indo de -1,84% a +0,50%.

Com esse resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses.

Ainda nesta terça-feira, o Tesouro faz leilão de NTN-B (11h) e divulga as contas do governo central em abril (14h30), que devem mostrar superavit.

Agenda

Brasil tem divulgação do IGP-M de maio, IPP de abril e taxa de empréstimos bancários

Suiça divulga seu PIB

Espanha reporta seu IPC de maio e do acumulado de 12 meses

Itália tem inflação ao produtor (IPP) de abril e seus núcleos

Pesquisas de Confiança do Consumidor e Confiança Empresarial serão divulgadas em Portugal, Itália, Zona do Euro, Espanha, Estados Unidos e Nova Zelândia

Japão divulga dados de produção industrial e vendas no varejo, ambos referentes a maio

China vai reportar as pesquisas PMI Composto, Industrial e não-manufatura.

Mercado ontem

O Ibovespa operou no terreno negativo ao longo desta segunda-feira (29), com o volume de negócios bastante reduzido devido ao feriado nos Estados Unidos e em parte da Europa.

O principal índice da bolsa brasileira fechou em queda de 0,51%, aos 110.340 pontos, enquanto o dólar avançou 0,49%, para R$ 5,0124.

Na tarde de ontem foi anunciado o acordo final entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, a respeito da elevação do teto da dívida pública por lá. Não foram divulgados detalhes, mas a negociação impede que haja um calote por parte do governo americano.