IF Hoje: Mercado aguarda balanço e definição de dividendos da Petrobras; BoE eleva taxa de juros em 0,25 p.p.

Expectativa para o balanço da Petrobras é de resultado sólido, mas com queda no lucro em função das baixas nos preços do petróleo

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevou em 0,25 ponto percentual, para 4,50%, sua taxa de juro básica e sinalizou que mais aumentos poderão ser realizados se a inflação não for debelada. Ao mesmo tempo, a instituição reduziu as expectativas de recessão para o Reino Unido e afirmou que a queda registrada nos preços de energia levará a um pequeno crescimento este ano.

No Brasil, a temporada de balanços do primeiro trimestre caminha para o final, e hoje tem os resultados da Petrobras, Magalu, Cyrela, JBS, Cogna e Americanas. O mercado projeta que o lucro da estatal deve contrair na comparação com o mesmo período de 2022 devido à queda no preço do petróleo no mercado internacional.

Agenda

Os EUA divulgam seus números de inflação ao produtor e seus núcleos.

Opep divulga seu relatório mensal.

África do Sul divulga Produção de Ouro em março e os números totais de mineração.

Portugal reporta o IPC de abril.

Índice Primário de Confiança do Consumidor de maio nos seguintes países: Reino Unido, Itália, Alemanha, França, Espanha, Portugal, África do Sul, Índia, Austrália, China e Japão.

Balanços

Após o fechamento da B3, o mercado olha os balanços de: Petrobras, Magalu, Cyrela, JBS, Cogna e Americanas.

Mercado ontem

Após trocar o sinal algumas vezes ao longo do dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,32% (pós ajuste), aos 107.455 pontos. O dólar fechou em queda de 0,75%, negociado a R$ 4,9495 na B3 .

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,4% em abril, em linha com as expectativas, na comparação com o mês anterior, uma aceleração em relação ao resultado de março.

A inflação atingiu 4,9% no acumulado de 12 meses, ainda bem acima do centro da meta de 2% do Federal Reserve  (banco central dos EUA). O dado anualizado ficou um pouco abaixo das expectativas de aumento de 5% na inflação de economistas ouvidos peloThe Wall Street Journal.

O núcleo do CPI, que desconsidera alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,5% no ano. “Apesar da inflação cheia estar desacelerando, o núcleo precisa dar mais sinais de arrefecimento para que o Fed tenha condições de encerrar o ciclo ou até reduzir a taxa de juros no futuro”, diz Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.