Morning call: investidores querem saber como a bolsa vai reagir após a alta da segunda-feira

Principal índice do país fechou pregão anterior com elevação de 1,36%

No morning call de hoje, a grande questão é: a bolsa de valores de São Paulo vai manter a alta desta segunda-feira? O Ibovespa fechou o pregão com elevação de 1,36%, aos 116.883 pontos. Isso, portanto, leva o índice a uma alta de 0,99% no mês e de 6,51% no ano.

Vale lembrar que o desempenho refletiu o avanço de papéis ligados às commodities metálicas. Assim, interrompeu a sequência de quedas experimentada na semana anterior.

Divulgação do IPCA

O destaque do morning call (e do dia) fica por conta do IPCA de agosto que será divulgado pelo IBGE a partir das 9h. Ele é um dado importante pois o Banco Central tem indicado que a inflação de serviços tem representado o processo inflacionário mais lento e, portanto, o que merece mais atenção neste momento.

Como sempre, a bolsa por aqui também vai espelhar o desempenho das bolsas na Ásia. Vamos ver como elas se comportaram.

Bolsas na Ásia

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira enquanto investidores aguardam novos dados de inflação dos EUA que poderão ajudar a definir a direção dos juros americanos.

Bolsa em Tóquio

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,95%, a 32.776,37 pontos, recuperando-se de perdas da segunda-feira, quando o iene e o rendimento do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos saltaram em reação a comentários do Banco do Japão (BoJ) sobre o possível fim da atual política de juros negativos.

Desempenho na China e Coréia

Já na China continental, os negócios ficaram levemente no vermelho, após reagiram positivamente na segunda a sinais de estabilização da segunda maior economia do mundo. O Xangai Composto teve baixa de 0,18%, a 3.137,06 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,08% a 1.951,27 pontos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 0,39% em Hong Kong, a 18.025,89, embora o papel da Country Garden tenha se destacado, com ganho de 3,88%, após relatos de que a endividada incorporada chinesa recebeu o aval de credores para adiar pagamentos sobre seis bônus domésticos, e o sul-coreano Kospi registrou queda de 0,79% em Seul, a 2.536,58 pontos, enquanto o Taiex avançou 0,85% em Taiwan, a 16.572,71 pontos.

Investidores na Ásia e em outras partes do mundo aguardam pesquisa sobre a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, a ser divulgada na quarta-feira (13) e que deverá influenciar a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na próxima semana.

E na Oceania?

Na Oceania, a bolsa australiana teve desempenho positivo nesta terça, sustentada por ações de mineradoras e da área de saúde.

O S&P/ASX 200 avançou 0,20% em Sydney, a 7.206,90 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo