- Home
- Mercado financeiro
- MME sinaliza ao setor aéreo possibilidade de revisão do modelo de custo do QAV no Brasil
MME sinaliza ao setor aéreo possibilidade de revisão do modelo de custo do QAV no Brasil
Em encontro com representantes do setor aéreo nesta quarta-feira, o novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, nomeado na última quinta-feira, informou que o ministério “vem estudando modelos viáveis para a revisão do custo do QAV [querosene de aviação] no Brasil”. A informação consta em nota divulgada, após a reunião, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
A associação marcou encontro no ministério para apresentar as preocupações do setor com o preço do QAV, sensível às oscilações do câmbio e dos preços internacionais e com impacto direto no valor das passagens, com a política de governo para estimular os investimentos em combustível sustentável.
“Atualmente nossa preocupação se dá em duas frentes: o preço do QAV e uma política para que o combustível sustentável seja de fato desenvolvido no Brasil e atraia investimentos”, afirmou a diretora de relações institucionais da Abear, Jurema Monteiro, em texto divulgado pela associação. “Essas conversas com a pasta de Minas e Energia são fundamentais para entendermos como o governo pretende endereçar as questões que destravam parte da nossa agenda de custos”, acrescentou.
De acordo com a Abear, Mendes afirmou também estar ciente da relevância dos dois temas para o setor. Sobre o combustível sustentável de aviação, o secretário sinalizou, conforme informação da entidade, que pretende retomar o projeto “Combustíveis do Futuro”, que visa ampliar o mercado de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono.
Em nota à imprensa, a Abear registrou que, na reunião de hoje, o setor também foi representado pelo diretor de relações externas no Brasil da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), Marcelo Pedroso, e pela diretora jurídica e de relações governamentais da Gol, Renata Fonseca.
Na última segunda-feira (13), os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Turismo, Daniela Carneiro, estiveram com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir “medidas que busquem a redução [de preço] das passagens aéreas no Brasil”. Não houve, na ocasião, a participação de representantes do setor aéreo.
Leia a seguir