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Meta lança Reels no Facebook globalmente, em contra-ataque a TikTok
A Meta Platforms lançou seu produto de vídeo curto Reels para todos os usuários globais do Facebook, tornando-o disponível em mais de 150 países, e apresentou novos recursos para anunciantes e para edição de vídeos, em um contra-ataque ao avanço do TikTok.
A Meta começará a testar novos anúncios que serão executados ao lado do Facebook Reels nos Estados Unidos, Canadá e México, além de “mais países nas próximas semanas”, disse a empresa em uma publicação em seu blog. A Meta também afirmou que introduziria uma série de novos recursos de criação e monetização de vídeos.
“Queremos que o Facebook Reels seja o melhor lugar para os criadores se conectarem com sua comunidade e ganharem a vida”, escreveu o diretor-presidente da Meta, Mark Zuckerberg, na publicação. A empresa disse que os vídeos agora representam mais da metade do tempo que os usuários passam no Facebook e no Instagram.
A Meta lançou o Reels em agosto de 2020 para seus usuários do Instagram nos Estados Unidos como a resposta da empresa ao TikTok, de propriedade da ByteDance. O Reels foi lançado aos usuários do Facebook dos Estados Unidos em setembro de 2021. Antes do anúncio de hoje, o Facebook Reels já estava disponível no Canadá, México e Índia, enquanto o Instagram Reels já está disponível na maioria dos países.
Em um dos vários desafios de negócios enfrentados pela gigante da mídia social, a Meta está no meio de uma batalha cada vez mais intensa com o TikTok, que foi o aplicativo mais baixado de 2021 e ultrapassou o Instagram em popularidade entre os cobiçados usuários jovens. A Meta também foi atingida pelo impacto de um recurso de privacidade introduzido pela Apple em 2021, que interrompeu seus negócios de publicidade digital. Desde o balanço da Meta de 2 de fevereiro, no qual destacou essas questões, o valor de mercado da empresa caiu mais de US$ 300 bilhões.
Na teleconferência de resultados, Zuckerberg anunciou que o Reels se tornou de longe o formato de conteúdo de crescimento mais rápido da Meta, mesmo reconhecendo o TikTok como um concorrente formidável. Zuckerberg também observou que, à medida que mais usuários gastam tempo em Reels, eles estão gastando menos tempo nos formatos Feed e Stories da Meta, que atualmente geram mais receita publicitária. Os anúncios de hoje mostram que a Meta está tomando medidas para resolver esses problemas.
Em nota a investidores, o analista Michael Nathanson comparou os esforços da Meta com o Reels com a mudança bem-sucedida da empresa para o formato Stories em 2018, no qual fotos ou vídeos desaparecem após 24 horas, um formato lançado pela Snap e que se provou popular entre os usuários da Meta. “Estamos encorajados pelo sucesso do Facebook com Stories e acreditamos que eles têm uma cartilha e também terão sucesso em monetizar o Reels”, escreveu Nathanson.
Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
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