FHC encontra Pedro Malan, Persio Arida e o economista que o viu pedir demissão três vezes

Ex-presidente também se encontrou com o presidente da República Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se encontrou nesta segunda-feira (24) com Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco, este último testemunha presencial da reunião em que FHC, então ministro da Fazenda, pediu demissão três vezes para Itamar Franco.

O episódio foi relatado à Inteligência Financeira pelo próprio Gustavo Franco durante a gravação de entrevista para a série de podcasts ‘Plano Real: a moeda que mudou o Brasil’.

O primeiro episódio vai ao ar nesta semana, no dia 27 de junho. A partir daí, haverá a divulgação de um novo episódio toda quinta-feira.

À Inteligência Financeira, Franco conta que em 28 de fevereiro de 1994, no Palácio do Planalto, houve uma reunião de alguns ministros, incluído aí FHC.

Gustavo Franco foi junto para auxiliar Fernando Henrique diante de alguma questão técnica envolvendo o Plano Real.

O plano seria lançado no dia seguinte. Diante de tentativas de modificar o plano de última hora, FHC teria colocado o cargo à disposição em três momentos distintos.

“Aquele dia, aquele momento deu para ver que era decisivo e o ministro (FHC) foi firme. Ele pediu demissão três vezes nessa reunião. Três vezes!”, contou Franco para a reportagem.

Encontro desta segunda-feira

Então, o encontro desta segunda-feira foi registrado na conta da Fundação FHC no X, o antigo Twitter. Participaram, além de Gustavo Franco, o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e Persio Arida, um dos vértices da proposta Larida. Foi dele e de André Lara Resende a concepção do que muitos chamam de rascunho do Plano Real dez anos antes de sua efetiva adoção.

“Na comemoração dos 30 anos do Plano Real, o ex-presidente FHC encontrou alguns dos economistas que criaram o mais bem-sucedido programa de estabilização da economia brasileira”, informa a publicação no perfil da Fundação na rede social.

Gustavo Franco e Pedro Malan, ao lado de Edmar Bacha, lançaram recentemente um livro com crônicas anteriormente publicadas – e algumas inéditas – por ocasião de datas que marcaram os aniversários do plano desde a sua concepção.

O livro é dedicado a Fernando Henrique Cardoso.

Encontro com Lula em São Paulo

O ex-presidente também se encontrou nesta segunda-feira com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Encontro de Lula e FHC em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

O encontro também ocorreu em São Paulo.

Lula e Fernando Henrique disputaram a presidência duas vez. Em ambas, 1994 e 1998, Fernando Henrique saiu vencedor. Lula assumiria a presidência pela primeira vez em 2002, seria reeleito quatro anos depois e, mais recentemente, venceria a disputa pela terceira vez, desta vez contra Jair Bolsonaro.

Plano real 30 anos: evento na Fundação FHC

A segunda-feira ainda foi marcada por um evento sobre os 30 anos do Plano Real na Fundação FHC. Participaram, além de Arida, Malan e Franco, Edmar Bacha, Arminio Fraga e Rubens Ricupero. Ricupero foi ex-ministro da Fazenda na época do lançamento efetivo da moeda, quando FHC já havia deixado o cargo para disputar a presidência com Lula.

Leia a seguir

Leia a seguir