Expediente bancário: o que fecha e o que abre no feriado de 7 de setembro?

Veja os horários de serviços como bancos e B3 e se programe neste feriado

No dia 7 de setembro é comemorado o Dia da Independência do Brasil, com um feriado no país. Portanto, alguns serviços terão horário de funcionamento alterado ou ficarão fechados na capital. Trazemos logo abaixo, o que funcionará ou não em São Paulo no feriado.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado da Independência do Brasil. Na sexta-feira, 8/9, as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No sábado, 9/9, e no domingo (10/9), as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento em 07/9 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira, 8/9. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirma Faria.

B3

No dia 7 de setembro, quinta-feira, não haverá operação na B3. Sem emenda, as negociações voltam normalmente na sexta-feira, 8. Isso inclui as atividades de negociação, registro, compensação, liquidação e depósito centralizado, em todos os segmentos da B3.

Correios

As agências dos Correios não irão funcionar no feriado de 7 de setembro. Aqueles que precisarem de atendimento poderão acessar o site dos Correios , os telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100, ou pelo chat do portal.

Saúde

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto hospitais municipais, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, prontos-socorros municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). Também atenderão normalmente as AMAs 12h (até 22h), AMAs/UBSs Integradas (das 7h às 19h) e Centro de Controle de Intoxicações (CCI). 

Transporte público e rodízio

Por conta do festival The Town, todas as estações do Metrô, da CPTM e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade estarão abertas para embarque até meia-noite e desembarque do público durante 24h.

O esquema de rodízio em São Paulo estará liberado no feriado de acordo Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas no dia 7 de setembro.