ETF: o que você precisa saber sobre o investimento em três textos e uma análise

Especialista da Inteligência Financeira, Renato Eid, escreve cotidianamente sobre o investimento

Ilustração: Renata Miwa
Ilustração: Renata Miwa

Um ETF, ou Exchange Trade Fund, nada mais é do que um fundo de investimento negociado em bolsa de valores.

Assim, o ETF é atrelado a um índice acionário, como por exemplo o Ibovespa, mas também o Nasdaq, o S&P500 ou relacionado com ações chamadas de small caps, por exemplo.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Mas para investir em ETF é preciso conhecer mais sobre o produto, por isso, selecionamos alguns textos de Renato Eid, colunista da Inteligência Financeira, para te ajudar a fazer uma imersão no assunto.

Confira a seguir mais sobre o ETF.

Últimas em Mercado financeiro

Como o ETF se relaciona com o Lego?

Então, neste texto, nosso colunista faz uma relação bastante interessante com o brinquedo de montar.

Ele escreve que “a beleza dessas estratégias utilizando índices está nas milhares de formas diferentes de se combinar exposições para se construir soluções complexas a partir de blocos básicos. Pense em tijolos ou peças de Lego”.

Dessa forma, ao citar as vantagens do ETF, Renato Eid conclui que “investidores precisam montar modelos para diferentes clientes, e os ETFs funcionam não só como posições que podem ser investidas, mas já carregam em si os índices que também são benchmarks para classes de ativos”.

Leia a coluna completa.

ETF de renda fixa não tem come-cotas

O Líder de Estratégias Beta & Investimento Responsável na Itaú Asset ainda informa em um de seus textos que a ETF de renda fixa não tem come-cotas. O texto é de 25 de novembro.

Assim, o colunista informa que “dentre os instrumentos que seguem sem essa antecipação (come-cotas), os ETFs de renda fixa se destacam por apresentarem o mesmo perfil de investimento e risco de muitos fundos da indústria, porém com mais esse benefício para o investidor.”

Leia a coluna completa.

Como funciona a liquidez do ETF?

Por fim, em texto de outubro do ano passado, o colunista explica como funciona a liquidez de um ETF.

Ele escreve: “Por vezes, aliás, recebo comentários sobre a vontade de investir em determinado ETF, mas que existe certa cautela… Pois o mesmo ‘não tem liquidez’. Mas quando falamos sobre ETFs, a chamada liquidez de tela é a melhor forma para medirmos a liquidez?”

Leia a coluna completa.

Uma análise sobre rentabilidade

Em post publicado recentemente no Linkein, Renato Eid ainda fez uma análise sobre as rentabilidades dos ETFs da Itaú Asset Management após o primeiro mês de 2024.

Ele escreve que após uma sequência importante de ganhos, as estratégias tiveram um ajuste negativo nos preços.

E descreveu que os investimentos internacionais seguem uma trajetória positiva.

“O que fica então para o investidor? A importância da diversificação dos seus investimentos, seja no aspecto de classe de ativos seja considerando o investimento internacional. Isso te ajuda a navegar de forma positiva os diferentes momentos e desafios dos ciclos que estamos atravessando”.

Leia o post completo.

Se interessou pelo que Renato Eid escreve na Inteligência Financeira, então, confira todas as colunas do especialista, que trata também bastante sobre ESG.

Mas essa já é outra conversa.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em ETF


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS