Valor do ETF está no conjunto da obra de benefícios

Entenda mais sobre este tipo de investimento e quais são seus benefícios

Não precisamos voltar muito no tempo para notar os avanços que tivemos na forma de nos conectar via telefone. Até o início da década de 1990, ter uma linha era algo caríssimo e por vezes os imóveis eram anunciados com as respectivas linhas telefônicas, uma vez que seu valor impactava positivamente o preço e o interesse pelo imóvel.

Diante dessa realidade surge uma alternativa para ampliar as possibilidades da comunicação: o orelhão.

Ele foi um grande protagonista em possibilitar que as pessoas se comunicassem tendo como mote o seu baixo custo. Ele tinha simplicidade operacional, era de uso ininterrupto, projetava uma boa imagem de serviço aos clientes e, assim sendo, era atraente ao público.

O orelhão desempenhou um papel relevante ao longo dos quase 35 anos que prestou seus serviços de acesso a comunicação para população em geral.

Mas foi por conta da popularização dos celulares que percebemos a grande revolução neste mercado.

Pela amplitude de serviços e oportunidades, com essa tecnologia não era mais necessário ir a um ponto único para se comunicar: o acesso agora era pessoal e móvel.

Indústria de serviços financeiros

Quando olhamos o desenvolvimento recente da indústria de serviços financeiros, podemos traçar uma analogia a este relato: não muito distante, pensar em agregar investimentos de outras classes de ativos de forma rápida em uma carteira era algo desafiador.

Ao mesmo tempo, tentar alocar em estratégias internacionais era algo caro, complexo e limitado. O que aconteceu, então? Como ter transparência, acesso simplificado e mais oportunidades para nossos investimentos?

Muitos foram os avanços conquistados ao longo dessa jornada, com diversas soluções em termos de serviços e produtos para que essa agenda se desenvolvesse. Claro que vários desafios persistem para aprimorarmos ainda mais essa indústria, mas o surgimento de um protagonista em diversas geografias mudou de vez o cenário: os ETFs.

O segredo do sucesso do ETF

Os ETFs têm obtido sucesso em sua adoção em todo o mundo justamente por serem democráticos e endereçarem distintas dores dos investidores.

Pense, por exemplo, no acesso aos ativos digitais: hoje os ETFs de ativos digitais conseguem prover acesso a todo esse ecossistema de forma estruturada e regulada, trazendo uma alternativa que resolveu o que antes representava um desafio bem maior, por se ter necessidade de uma carteira com senha criptografada para armazenamento de tokens.

Um outro ponto importante simplificado pelos ETFs: diversificação.

Por serem estratégias compostas por diversos ativos, já carregam em si um dos principais pilares que buscamos para nossos investimentos. Tudo isso feito por meio de uma única operação. Fosse feito como outrora, embutiria um esforço e custos bem maiores.

Mais vantagens

Além disso, os ETFs proporcionam agregar estratégias internacionais de forma rápida e transparente aos seus investimentos, gerando um melhor entendimento do que está sendo investido de fato.

Nada melhor para nos ajudar a vencer o chamado home bias, ou o nosso viés de não investir em algo que não está presente no nosso dia a dia, do que a informação exata sobre o que estamos investindo – todos os ETFs têm suas carteiras divulgadas diariamente, sendo possível saber quais ativos compõem este investimento.

Outro ponto que ajuda muito na popularização dos investimentos através dos ETFs se dá pelo investimento mínimo inicial: valores de cota reduzem significativamente o investimento mínimo para acessar carteiras diversificadas quando comparadas a comprar os ativos individualmente, possibilitando uma vasta gama de investimentos, o que antes não era possível.

Tudo isso ainda não teria mudado o mercado se não tivéssemos um outro pilar relevante: custo.

Quando analisamos sob essa ótica, os ETFs também conseguiram se diferenciar. Por serem estratégias com alto potencial de escala, conseguem cobrar um custo relativamente baixo.

Desta forma, ao usarmos ETFs, acessamos um conjunto importante de características que até pouco tempo não era possível quando pensávamos sobre investimentos.

Fica claro, então, que não se trata de uma ou duas características que o diferenciam, mas sim o chamado conjunto da obra que o caracteriza como um dos protagonistas do que se transformou a indústria de investimentos.

E você, já investe através de ETFs?