PIB da China cresce acima das expectativas no 1º trimestre de 2024

Economia chinesa teve uma expansão de 5,3% na base anual; mercado esperava uma alta de 4,5% no período

Detalhe de cédula do Yuan, a moeda da China. Foto: Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters
Detalhe de cédula do Yuan, a moeda da China. Foto: Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 5,3% no primeiro trimestre de 2024, ante igual período de 2023, informou nesta terça-feira (16) o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês).

Assim, o resultado ficou acima das estimativas dos analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam crescimento de 4,5%.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Indica, porém, uma leve desaceleração em relação ao resultado do quarto trimestre de 2023, quando o PIB do país cresceu 5,5%, na comparação anual.

Na comparação trimestral, o PIB da China cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2024, acelerando em relação ao quarto trimestre de 2023, quando a economia do país avançou 1,0%.

Mais dados de atividade

Simultaneamente, a produção industrial da China subiu 4,5% em março de 2024, na comparação anual segundo dados do NBS. O resultado veio abaixo do esperado por analistas consultados pela FactSet, de avanço de 5,5%.

As vendas no varejo chinês avançaram 3,1% na comparação anual do mês passado, também aquém da projeção da FactSet, de 4,3%.

Últimas em Economia

Já os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 4,5% entre janeiro e março.

Com informações da Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS