- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- OLX: Metade deve gastar o 13º salário para pagar dívidas
OLX: Metade deve gastar o 13º salário para pagar dívidas
No último dia para pagar a segunda parcela do 13º salário, pelo menos 45% dos brasileiros pretendem gastar o dinheiro extra de final de ano para pagar dívidas. Essa parcela dos entrevistados afirmou que gostaria de organizar a vida financeira por meio da quitação de pendências em seu nome. É o que mostra uma pesquisa da varejista OLX.
Enquanto a maioria — quase metade — dos brasileiros deve usar o 13º para pagar dívidas, pelo menos 24% pretendem guardar a parcela extra do salário para investimentos, poupança ou criação de uma reserva de emergência.
Apenas 4% devem usar 13º salário para presentes de Natal
A pesquisa da OLX sobre o uso do décimo terceiro salário entrevistou 4.500 pessoas entre 22 e 25 de novembro. Desse total, além do pagar dívidas ou guardar o dinheiro, 15% pretendem usar o 13º para compras, enquanto 14% querem utilizá-lo para pagar impostos no começo de 2023.
Somente 4% admitiram usar o décimo terceiro para pagar por presentes de Natal. Outros 10% pretendem usar o décimo terceiro para outro motivo.
Regina Botter, Gerente Geral da OLX, explica que a pesquisa reflete a situação econômica atual, uma vez que o nível de inadimplência no Brasil atingiu patamares históricos em outubro. Conforme pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 30,3% das famílias brasileiras estavam endividadas em outubro, o maior nível desde 2016. O nível de ‘superendividamento’ também avançou de 14,8% para 17,5% na comparação anual.
“Ainda assim, vale sempre reforçar os itens de segunda mão que, além de contribuírem para a economia circular, têm custo muito mais acessível. Para aqueles que têm o objetivo de adquirir algum produto, isso gera mais economia para o usuários”, diz Botter.
Vale destacar que a segunda parcela do décimo terceiro a ser paga até o final do dia de hoje já vem com desconto do Imposto de Renda e do INSS. O prazo para receber a primeira parcela se encerrou no dia 30 de novembro.
Uso do 13º para compras
Ainda de acordo com o estudo da OLX, para quem prefere gastar o 13º em compras, a categoria preferida é a de bens duráveis. Eletrônicos, como celulares e notebooks, estão na mira de 37%, enquanto 19% preferem itens para casa, como móveis. Já 16% estão à procura de eletrodomésticos e linha branca.
Além disso, 12% querem comprar ou trocar de automóvel com o dinheiro do 13º, e 9% querem usar o dinheiro da parcela extra do salário comprando artigos de moda.
Mas dos que gastariam o 13º em compras, 21% afirmaram à pesquisa que querem comprar produtos que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores. Dessa parcela de brasileiros, a maioria deve usar o dinheiro do 13º para reformar a casa, pagar as contas ou investir em viagens.
Leia a seguir