Não há expectativa de melhora da economia dos EUA nos próximos meses, diz Livro Bege

Indicador compila dados da economia nas 12 regionais do Fed pelo país
Pontos-chave:
  • Atividade econômica pouco cresceu neste início de 2023
  • Inflação e juros altos continuaram reduzindo o poder de consumo
  • Mercado de trabalho segue forte e emprego subiu em ritmo moderado

O Livro Bege – compilado de dados da economia americana feito pelas 12 representações do Federal Reserve ao redor do país – apontou que não existe uma expectativa de melhora da economia do país para os próximos meses. O relatório foi divulgado pelo Fed às 16h (pelo horário de Brasília).

Segundo o relatório, a atividade econômica pouco cresceu no início deste ano, sendo que seis distritos relataram pouca ou nenhuma mudança na atividade econômica desde o último relatório, enquanto seis indicaram que a atividade econômica expandiu em um ritmo modesto.

“No geral, as interrupções na cadeia de suprimentos continuaram diminuindo. Os gastos do consumidor se mantiveram estáveis, embora alguns distritos tenham relatado um crescimento moderado a forte nas vendas no varejo durante o que normalmente é um período lento”, apontou um trecho do relatório.

As vendas de automóveis foram pouco alteradas, no geral, embora os níveis de estoque tenham continuado a melhorar.

Inflação e juros

Vários distritos indicaram que a inflação alta e as taxas de juros maiores continuaram reduzindo a renda discricionária e o poder de compra dos consumidores, além de algumas preocupações expressas sobre o aumento da dívida do cartão de crédito.

A atividade de viagens e turismo manteve-se bastante forte na maioria dos distritos.

Indústria

A atividade manufatureira estabilizou após um período de contração. Enquanto os mercados imobiliários permaneceram encolhidos, contidos por estoques excepcionalmente baixos, um aumento inesperado na atividade além da norma sazonal foi observado em alguns distritos ao longo da costa leste.

A atividade imobiliária comercial manteve-se estável, com algum crescimento no mercado industrial, mas continuando a debilidade no mercado de escritórios.

Serviços

A procura de serviços não financeiros manteve-se globalmente estável, mas aumentou em alguns distritos.

No geral, a demanda por empréstimos diminuiu, os padrões de crédito ficaram mais rígidos e as taxas de inadimplência aumentaram. A atividade energética foi estável a ligeiramente descendente, e as condições agrícolas foram mistas. Em meio ao aumento da incerteza, os contatos não esperavam que as condições econômicas melhorassem muito nos próximos meses.

Mercado de Trabalho

As condições do mercado de trabalho permaneceram fortes, segundo o relatório.

O emprego continuou aumentando em um ritmo moderado na maioria dos distritos, apesar do congelamento de contratações por parte de algumas empresas e de relatos dispersos de demissões.

A disponibilidade de mão de obra melhorou ligeiramente, embora encontrar trabalhadores com as habilidades ou experiência desejadas continuasse sendo um desafio.

Vários distritos indicaram que a falta de creches disponíveis continuou a impedir a participação na força de trabalho.

Embora os mercados de trabalho geralmente permaneçam rígidos, alguns distritos observaram que as empresas estão se tornando menos flexíveis com os funcionários e começando a reduzir as opções de trabalho remoto.

Os salários aumentaram em um ritmo moderado, embora alguns distritos tenham notado que as pressões salariais diminuíram um pouco. Espera-se que os aumentos salariais sejam ainda mais moderados no próximo ano.

Preços

As pressões inflacionárias permaneceram generalizadas, embora os aumentos de preços tenham sido menores em muitos distritos.

Vários distritos informaram que os custos de insumos aumentaram ainda mais, principalmente para energia e matérias-primas, embora tenha havido algum alívio relatado nos custos de frete e remessa.

Alguns distritos observaram que as empresas estavam encontrando mais dificuldade em repassar os aumentos de custos aos seus consumidores.

Os preços de venda aumentaram moderadamente na maioria dos distritos, com vários vendo uma desaceleração.

Em geral, os preços das casas permaneceram estáveis ou caíram ligeiramente, enquanto os aluguéis foram relatados como estáveis ou mais altos. Ainda assim, os preços das casas e os aluguéis permaneceram altos, contribuindo para as preocupações contínuas sobre a viabilidade da habitação.

Olhando para o futuro, os contatos esperavam que os aumentos de preços continuassem moderados ao longo do ano.

Destaques por distrito do Federal Reseve

Boston

A atividade empresarial aumentou ligeiramente em média. Varejistas e proprietários de restaurantes relataram vendas um pouco maiores e os fabricantes relataram um ritmo de atividade ligeiramente mais lento.

O nível de emprego manteve-se inalterado, com o crescimento dos salários ficando acima da média. Os preços aumentaram ligeiramente, pois os custos não trabalhistas continuaram diminuindo. Os contatos esperavam aumentos de preços pelo menos modestos em 2023.

Nova York

Após forte contração, a atividade econômica regional se estabilizou. O mercado de trabalho manteve-se forte, com ligeiros ganhos de emprego em curso e uma retomada no crescimento dos salários.

As pressões inflacionárias permaneceram persistentes com o aumento dos preços. Os mercados imobiliários permaneceram moderados, mas mostraram sinais de recuperação além da norma sazonal.

Filadélfia

A atividade comercial pareceu aumentar ligeiramente durante o atual período do Livro Bege, após um declínio no último período. Na ausência de uma onda definitiva de Covid-19, os consumidores responderam positivamente.

O emprego aumentou modestamente. As expectativas melhoraram apesar do sentimento cauteloso contínuo.

Cleveland

A economia do distrito contraiu ligeiramente no início de 2023, em grande parte porque as taxas de juros e os preços mais altos continuaram pesando nos gastos das famílias.

Contatos em outros setores, incluindo frete e manufatura, frequentemente citam a fraqueza nos gastos das famílias como contribuindo para uma demanda mais fraca em seus próprios setores.

As empresas contrataram trabalhadores em um ritmo mais lento, já que muitas esperavam que condições de negócios mais brandas persistissem nos próximos meses.

Richmond

A economia regional cresceu a um ritmo modesto nas últimas semanas.

Os gastos no varejo, viagens e turismo aumentaram moderadamente, enquanto os serviços não financeiros e a atividade imobiliária residencial aumentaram modestamente.

A atividade industrial e imobiliária comercial manteve-se inalterada. Os volumes de empréstimos e transporte contraíram-se modestamente.

O emprego e os salários cresceram modestamente. O crescimento dos preços desacelerou ligeiramente, mas permaneceu elevado.

Atlanta

A atividade econômica cresceu modestamente. Os mercados de trabalho melhoraram ligeiramente, mas as pressões salariais persistiram.

Alguns custos não trabalhistas aumentaram, enquanto outros diminuíram. As vendas no varejo foram saudáveis. As vendas de automóveis foram fortes.

As viagens de lazer foram robustas e as viagens de negócios cresceram. A demanda por habitação melhorou um pouco.

O transporte era misto. O crescimento dos empréstimos foi positivo. A demanda de energia era forte. A atividade agrícola permaneceu mista.

Chicago

A atividade econômica aumentou.

O emprego aumentou moderadamente; os gastos do consumidor aumentaram modestamente; os gastos empresariais e manufatura aumentaram ligeiramente; contatos não comerciais viram pouca mudança na atividade; e a atividade de construção e imobiliário diminuiu modestamente.

Preços e salários subiram moderadamente, enquanto as condições financeiras permaneceram inalteradas. Previa-se que os rendimentos agrícolas fossem mais baixos em 2023 do que em 2022.

Saint Louis

As condições econômicas permaneceram inalteradas desde nosso relatório anterior. As empresas relataram mercados de trabalho apertados, mas desacelerando o crescimento dos salários.

A demanda do consumidor foi mista, mas ficou um pouco acima das expectativas. A atividade de compra de casas desacelerou, mas a demanda por espaços comerciais e industriais cresceu.

Minneapolis

A atividade econômica na região cresceu modestamente nas últimas semanas.

Os ganhos de emprego foram moderados e o recrutamento melhorou um pouco.

Os aumentos de preços foram modestos e as pressões salariais estáveis.

Os gastos do consumidor diminuíram e as dificuldades para as empresas de construção e imobiliárias continuaram. As empresas pertencentes a minorias e mulheres relataram atividade estável, mas tiveram dificuldades para contratar.

Kansas City

A atividade econômica no décimo distrito caiu ligeiramente em fevereiro.

Os níveis de emprego permaneceram elevados e os mercados de trabalho apertados. No entanto, as horas extras, a contratação de trabalhadores temporários e as ofertas de emprego diminuíram.

Os gastos do consumidor continuaram a cair, principalmente devido à redução dos gastos discricionários, pois os gastos com alimentação, energia e saúde continuaram a aumentar.

Os preços subiram amplamente em um ritmo moderado, mas as taxas de aluguel de moradias continuaram a aumentar em um ritmo robusto.

Dallas

O modesto crescimento econômico continuou, com uma recuperação nas vendas de residências e na atividade do setor de serviços, mas uma leve contração na produção manufatureira.

O crescimento do emprego foi moderado e o aperto do mercado de trabalho diminuiu.

O ritmo de alta de preços de insumos e de venda permaneceu elevado em geral.

As perspectivas eram em sua maioria negativas e os contatos expressaram preocupação com a demanda enfraquecida, inflação e taxas de juros mais altas.

San Francisco

A atividade econômica distrital expandiu-se modestamente.

A oferta de mão-de-obra melhorou, enquanto o crescimento dos salários e dos preços registou uma nova moderação.

A demanda por bens e serviços de varejo foi forte. A atividade manufatureira permaneceu inalterada em termos líquidos, enquanto as condições no setor agrícola suavizaram ligeiramente.

A atividade imobiliária residencial abrandou ainda mais, enquanto a demanda por espaços comerciais mudou pouco. A atividade de empréstimo aumentou ligeiramente.