Fechar
Em quais indicadores econômicos você precisa ficar de olho?
IPCA, Selic, CDI, CAGED, PIB: não fique perdido na sopa de letrinhas
IPCA, Selic, CDI, CAGED, PIB… O mercado financeiro mais parece uma sopa de letrinhas para quem não é economista. Mas é bom saber, exatamente, o que cada indicador quer dizer. Afinal, é a forma que a gente tem para acompanhar a saúde da economia e, assim, decidir o que é melhor fazer com o nosso dinheiro.
Todo bom investidor tem que estar bem informado sobre o que rola no mercado financeiro. Mas você sabe quais indicadores econômicos são essenciais para você ficar de olho? Anne Dias, editora da IF, conversou com o professor de macroeconomia da PUC São Paulo, Carlos Cabral, para entender quais índices são fundamentais.
Quem é de humanas tem pavor de números, dados e indicadores econômicos. A gente olha para esse monte de informação e entra em pânico. Mas os números não servem só para apavorar analfabetos matemáticos. Eles são importantes para a gente entender o estado atual da economia, quais são as possibilidades para o futuro e também mostram como foi o passado.
Você sabia que indicadores econômicos, como o PIB, são coletados pelo menos desde 1796 no Brasil? Um dos livros de economia mais citados dos últimos anos, chamado O Capital no Século Vinte e Um, do Thomas Piketty, analisa dados de 20 países desde o século dezoito, acredita?
Então, os indicadores econômicos também servem para contar a história, do mesmo jeito que fósseis, documentos e recortes de jornal. E também para assustar o pessoal de humanas.
Leia a seguir