IF HOJE: confiança do consumidor recua em janeiro

Segundo FGV Ibre, ICC brasileiro caiu 1,4 ponto

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) brasileiro, medido pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) caiu 1,4 ponto em janeiro, para 74,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice cedeu 0,7 ponto, para 74,8 pontos, após ter se mantido relativamente estável no mês anterior.

Segundo Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens, há um aumento do pessimismo em relação aos próximos meses.

“A retomada do auxílio emergencial e uma percepção mais favorável sobre o mercado de trabalho parecem ter contribuído para a redução da distância entre a confiança dos consumidores de alta e baixa renda. A piora das expectativas com relação à situação econômica geral e às finanças familiares, no entanto, sugerem que a relativa satisfação com a situação corrente em janeiro pode ser temporária, havendo ainda muita incerteza quanto à evolução do endividamento das famílias de baixa renda. A mudança desse cenário continuará dependendo da recuperação do mercado de trabalho, controle da inflação, e redução da incerteza, num ano que se inicia com surto de Ômicron e Influenza e termina com as eleições”, diz Viviane.

Em dezembro, o índice subiu para 75,5 pontos, mas fechou 2021 em queda de 2,6 pontos.

Mais tarde, saem dados semelhantes referentes aos Estados Unidos.

Por que importa?

O sentimento de confiança dos consumidores é fundamental para calibrar as expectativas para a economia. Quanto maior a confiança, maior tende a ser o consumo.

Como impacta seus investimentos?

A piora na confiança dos brasileiros pode levar a uma desvalorização dos ativos locais, especialmente de empresas ligadas ao consumo.

Fique por dentro:

Corte de verbas

O presidente Jair Bolsonaro vetou verbas para pesquisa em saúde, combate a incêndios florestais, manutenção de hospitais universitários e demarcação de terras indígenas no Orçamento de 2022, levando os investimento do governo ao menor nível da história, somando R$ 42,3 bilhões.

Endividados

Segundo pesquisa da Boa Vista publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 64,3% dos brasileiros que saldaram suas dívidas em 2020 voltaram à inadimplência em 2021.

Recorde de Covid-19

O Brasil registrou 90.509 novos casos conhecidos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde, nesta segunda (24). Com isso, o total de infectados pelo novo coronavírus subiu para 24.134.946.

A média móvel de diagnósticos nos últimos sete dias foi de 150.236 – a maior marca registrada até aqui e sétimo recorde seguido do dado –, um avanço de 241% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Rússia x Ucrânia

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) informou na segunda (24) que está colocando suas tropas de prontidão e enviando mais caças e navios para o Leste Europeu. A medida é uma resposta aos crescentes temores de que a Rússia pode invadir a Ucrânia. A organização militar liderada pelos Estados Unidos disse que está reforçando seu poder de “dissuasão” na área do Mar Báltico. A Dinamarca decidiu enviar uma fragata e aviões de guerra F-16 para a Lituânia. A Espanha também deslocará navios de guerra para a região e poderá enviar caças para a Bulgária. A França disse estar pronta para transportar tropas para o território búlgaro.

Para acompanhar hoje:

12h: confiança do consumidor nos EUA em janeiro