Geopolítica assume um papel central nas cadeias de abastecimento

Problemas vão de sobretaxas ocidentais e restrições às importações de matérias-primas de produtos da China e outros países aos ataques houthis a navios comerciais que praticamente fecharam o Canal de Suez

De todas as decisões que o Markus Group está tomando sobre seu novo elevador mecânico para ajudar os americanos a acessar seus sótãos, a mais complicada hoje é onde fabricar o produto.

“Dez anos atrás eu imediatamente teria dito China”, afirma Mark Boone, proprietário dessa fabricante de Raleigh, Carolina do Norte, que opera sob contrato.

A China tem tudo que Boone precisa para o seu elevador Stoaway: aço para a estrutura, máquinas computadorizadas de baixo custo para fabricar as peças, e semicondutores e sistemas de comunicação de rádio para a operação remota dos elevadores.

Mas as relações comerciais dos EUA com a China estão se deteriorando, aumentando a possibilidade de Washington vir a elevar as tarifas sobre os produtos chineses, ou uma guerra eclodir em razão das reivindicações de Pequim sobre Taiwan. Boone está procurando fábricas na Polônia e Romênia, onde é mais difícil encontrar fornecedores e os custos com a mão de obra e matérias-primas são maiores, mas onde os riscos geopolíticos podem ser menores.

“As decisões que tomamos serão tão geopolíticas quanto econômicas”, afirma Boone.

Dilema comum ao redor do globo

O dilema de Boone está afetando milhares de empresas à medida que os crescentes obstáculos geopolíticos complicam as cadeias de abastecimento — que vão de sobretaxas ocidentais e restrições às importações de matérias-primas de produtos da China e outros países aos ataques houthis a navios comerciais que praticamente fecharam o Canal de Suez.

“Hoje, os gestores de cadeias de abastecimento estão pensando mais no risco geopolítico do que em qualquer outro risco”, diz Brian Bourke, diretor comercial da Seko Logistics, transportadora de carga de Schaumburg, Illinois.

Até recentemente, as principais preocupação das empresas com as cadeias de abastecimento era como encontrar uma fonte confiável para produtos ao custo mais baixo, diz Oscar de Bok, presidente-executivo da DHL Supply Chain, uma provedora de logística. Isso levou muitas empresas para a China, com sua mão de obra barata e ecossistema incomparável de fábricas, fornecedores de peças e matérias-primas.

De Bok diz que hoje muitas empresas estão priorizando uma cadeia de abastecimento capaz de suportar choques geopolíticos. Esse novo ônus as está levando para outros países e continentes, onde estão estabelecendo cadeias de abastecimento alternativas que reduzem sua dependência de um único país ou região.

Pandemia provocou mudanças

Algumas das mudanças em curso foram estimuladas pela pandemia de covid-19, quando o fechamento de fábricas na China, o aumento dos preços do transporte marítimo e os atrasos no transporte provocaram a escassez de peças e prateleiras vazias. Grant Anderson, vice-presidente de gestão de cadeia de abastecimento da Jabil, diz que “a pandemia assustou muitas empresas, que perceberam o quanto dependiam da China”.

As mudanças estão sendo aceleradas pelos choques geopolíticos mais recentes, à medida que aumentam as tensões internacionais e países como China, Rússia e Irã enfrentam o Ocidente.

Companhias que achavam que não tinham qualquer papel no Oriente Médio agora enfrentam prazos de entrega mais longos e custos mais altos de transporte marítimo devido aos ataques dos houthis a navios comerciais em resposta à guerra de Israel contra o Hamas em Gaza.

Os navios porta-contêineres estão percorrendo rotas mais longas e mais caras, contornando a África, para evitar a região, o que está levando mais empresas a transportar bens por via aérea, mais cara, para reduzir os atrasos que vêm afetando a produção na Europa. As companhias marítimas parecem ter reformulado suas operações para um conflito prolongado que remove o Mar Vermelho e o Canal de Suez de seus mapas de rotas.

“É impossível prever por quanto tempo a atual situação continuará, mas agora estamos bem posicionados para suportar essa perturbação por um período mais longo”, disse na quinta-feira Vincent Clerc, presidente-executivo da A.P. Moller-Maersk, quando a companhia anunciou resultados.

Guerras também são comerciais

As empresas se veem no meio de guerras comerciais crescentes, com a União Europeia (UE), os EUA e outros países elevando suas barreiras a produtos chineses em resposta à inundação de produtos subsidiados por Pequim, de carros elétricos, painéis solares a equipamentos de construção e aço.

Os EUA também levantaram preocupações com a segurança nacional relacionada à sua dependência da China em tecnologias como a de semicondutores, que são essenciais para computadores, veículos elétricos, robôs e outros produtos.

Washington proibiu as exportações de alguns chips para a China e está estimulando a fabricação interna de semicondutores e tecnologias verdes com subvenções e incentivos à construção de novas fábricas que limitem o uso de matérias-primas da China e de outros países vistos como hostis.

A Apple, que construiu uma cadeia global de fornecimento de eletrônicos baseada na produção de baixos custos na China, agora está tentando fabricar parte de seus iPhones na Índia, levando junto grandes fornecedores como alternativa contra possíveis rupturas no comércio fora da China.

Enquanto isso, a China também está impondo tarifas e restrições às importações à medida que as disputas comerciais aumentam.

Burocracia também atrapalha

Evan Smith, presidente-executivo da empresa de tecnologia para cadeias de abastecimento Altana AI, diz que as novas regras, regulamentações e tarifas estão complicando os esforços de conformidade comercial, especialmente para as empresas maiores que estão no topo de uma cadeia de abastecimento que pode incluir centenas de milhares de fornecedores.

As empresas estão sendo obrigadas a ir mais fundo em suas redes de fornecedores para identificar matérias-primas e componentes que possam estar sujeitos a sobretaxas ou que possam violar um número crescente de regras e regulamentações que visam países como a Rússia e a China.

A Volkswagen foi surpreendida este ano quando milhares de Audis, Porsches, Bentleys e Lamborghinis foram retidos nos portos marítimos dos EUA. Os carros continham um componente magnético proveniente de um sub-fornecedor que se encontra em uma “lista suja” for estar localizado na região de Xinjiang, na China, onde as autoridades são suspeitas de usar trabalho forçado uigur.

“Nós realmente tentamos, mas isso mostra quão desafiador é saber tudo o que acontece em cadeias de abastecimento complexas”, disse um porta-voz da VW.

Como ficará o cenário entre EUA e China?

As relações comerciais entre os EUA e a China poderão piorar ainda mais nos próximos anos. O presidente Biden disse em abril que pretende mais do que triplicar as tarifas às importações de aço e alumínio da China. Os legisladores dos EUA estão pressionando pela limitação dos negócios da indústria farmacêutica com empresas chinesas de biotecnologia como a WuXi AppTec, fabricante terceirizada com supostas ligações com os militares chineses.

Especialistas em logística afirmam que alguns executivos também se perguntam o que poderá acontecer se Donald Trump vencer as eleições presidenciais de novembro e cumprir a promessa de impor tarifas de dois dígitos a todas as importações, bem como uma tarifa de mais de 60% às importações da China.

As multinacionais não conseguem se desvencilhar facilmente dos riscos geopolíticos, observa Simon Geale, vice-presidente-executivo de compras da consultoria Proxima, especializada em cadeias de abastecimento. Ele observa que a Rússia é um dos maiores fornecedores mundiais de alumínio, níquel e cobre, por exemplo, e que a China fornece cerca de 75% dos minerais de terras raras usados nos semicondutores dos EUA.

“Há essas interdependências enormes entre esses países, que basicamente estão em guerra uns com os outros”, afirma ele.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico