Economistas apontam perspectiva de alta para juros e queda do PIB em 2022

Ministério da Economia mantem a previsão de crescimento do PIB de 2022 acima de 2%
Pontos-chave:
  • Ministério da Economia insistiu, na semana passada, em manter a previsão de crescimento do PIB de 2022 acima de 2%, alegando que isso se deve à melhora no mercado de trabalho e no investimento privado

Os economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central mantiveram a projeção para a taxa básica da economia no fim de 2021 em 9,25%, mas elevaram a estimativa para o término de 2022, que passou de 11% para 11,25%. Há um mês, as estimativas eram de 8,75% e 9,50%, respectivamente.

Em relação ao PIB, para 2022, o mercado reduziu a previsão de alta do PIB de 0,93% para 0,70%. No começo deste ano, a previsão dos analistas era de uma alta de 2,5% para a economia no próximo ano. A expectativa começou a ser revisada para baixo somente em setembro.

A expectativa do mercado consta do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, 22 pelo Banco Central (BC).

PIB em queda

Além de uma alta maior na inflação, o mercado financeiro também baixou a previsão de crescimento do PIB deste ano, que passou de 4,88% para 4,80%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia.

O Ministério da Economia insistiu, na semana passada, em manter a previsão de crescimento do PIB de 2022 acima de 2% alegando que isso se deve à “melhora no mercado de trabalho e no investimento privado, principalmente em infraestrutura”.