A inflação causa um desgaste no seu dinheiro hoje e também no seu patrimônio do futuro. Você pode não conseguir visualizar, mas a cada aumento nos preços anunciado pelos índices oficiais, sua aposentadoria fica mais minguada. “Ninguém quer guardar dinheiro agora e ter um susto quando fizer o resgate para se aposentar, vendo que o esforço de anos foi corroído pela inflação”, afirma Victor Vietti, especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco.
O melhor caminho, portanto, é ter uma carteira composta por um produto de previdência privada que tenha rentabilidade atrelada à inflação. “O Itaú Flexprev Index Juros Reais B 5+ é um investimento passivo, ou seja, que persegue o IMA-B 5+, que é o Índice de Mercado da Anbima que representa a evolução a preços de mercado, da carteira de títulos públicos indexados ao IPCA (NTN-B) com prazos superiores a 5 anos. Ele não tem taxa de performance e a de administração é de 0,5% ao ano, com risco médio.
O que é o IMA?
O IMA é uma referência para os investimentos em renda fixa e é uma maneira de você, investidor e investidora, acompanhar o desempenho das aplicações. Segundo a Anbima, o IMA é formado por uma carteira de títulos públicos semelhante a que compõe a dívida pública interna brasileira. Isso significa que o indicador apresenta os mesmos papéis, na mesma proporção, chamado de IMA-Geral. Para mostrar essa variedade de títulos existentes, são calculados diferentes indicadores, como o IMA-B 5+.
O que é o IMA-B 5+?
O IMA-B 5+ é formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais) com vencimento igual ou acima de cinco anos.
Sobre o Nosso Manhã Inteligente
Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.