Bolsas da Europa fecham no vermelho com foco na política monetária

Investidores pregaram cautela antes da reunião de política monetária do BCE e avaliaram os dados divulgados antes da reunião

A maioria dos principais índices acionários europeus fechou a segunda-feira (30) em queda, em meio ao sentimento de cautela com a proximidade dos anúncios de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE), enquanto os investidores também acompanham a agenda de dados econômicos.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,17%, a 454,40 pontos.

O índice DAX, de Frankfurt, teve queda de 0,16%, a 15,126,08 pontos e o FTSE 100, de Londres, registrou ganho de 0,25%, a 7.784,87 pontos.

O francês CAC 40 contabilizou perdas de 0,21%, a 7.082,01 pontos. Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de lazer e turismo fechou com queda de 1,22%, enquanto o setor de alimentos, bebidas e tabaco registrou perdas de 0,58%.

“Os investidores estão voltando a focar suas mentes nas taxas de juros, com o Federal Reserve dos EUA esperando aumentar suas taxas em 0,25 ponto percentual e o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra em 0,50 ponto percentual nesta semana”, escreveram analistas do IG. Ambas autarquias divulgam suas decisões na quinta-feira.

Os dados da região também estão no radar. Hoje cedo, foi divulgado que o sentimento econômico na zona do euro melhorou mais do que o esperado em janeiro, subindo para 99,9, de 95,8 no mês de dezembro, registrando, assim, seu terceiro aumento em três meses em meio ao abrandamento dos temores de recessão.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,2% de outubro a dezembro em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados preliminares, oscilando de uma expansão revisada para cima de 0,5% registrada no terceiro trimestre.