Mercado hoje: Ibovespa cai e dólar fecha estável com juros dos EUA no radar

Investidores adotam postura conservadora enquanto pairam dúvidas sobre juros dos Estados Unidos

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (22) enquanto o clima de pessimismo continua afetando ativos de risco em todo o mundo. O índice recuou 0,98%, para 110.500 pontos. Já o dólar fechou estável, com desvalorização de 0,01% ante o real, negociado a R$ 5,1670.

O cenário segue frágil com a expectativa de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos, para controlar a inflação. Comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na semana passada renovaram o pessimismo, minando o apetite pelas ações e moedas de países emergentes, como o real.

Nos Estados Unidos, os principais índices acionários fecharam em forte queda. O Dow Jones perdeu 1,91% e o S&P 500 fechou em queda de 2,13%. Foi o pior pregão dos índices desde 16 de junho. O Nasdaq Composite caiu 2,55%. 

Ações de tecnologia caíram com o mercado esperando agressividade do Fed. As ações da Amazon caíram 3,6%, enquanto Netflix recuou 6,1% e os papéis da fabricante de semicondutores Nvidia caíram 4,6%.

Os investidores estão se antecipando a uma semana volátil enquanto aguardam os dados de inflação de julho nos Estados Unidos e o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, no simpósio de Jackson Hole, ambos na sexta. O evento costuma ser palco de grandes recados do banco central dos EUA sobre o caminho dos juros.

No Brasil, o mercado monitora também a primeira queda nas projeções do mercado do IPCA para 2023 em 19 semanas. Segundo o Relatório Focus, compilado pelo Banco Central, as estimativas dos agentes financeiros para a inflação oficial no ano que vem caíram para 5,33%, de 5,38%, interrompendo uma longa sequência de alta nas projeções. A inflação para 2022 também recuou, de 7,02% para 6,82%, na oitava queda semanal consecutiva. Já as expectativas para o IPCA em 2024 foram mantidas em 3,41%.

Destaques do Ibovespa 

A Americanas (AMER3) informou na noite da última sexta-feira que Sérgio Rial será seu próximo diretor-presidente a partir de 1º de janeiro de 2023. Rial foi presidente do Santander Brasil recentemente. O movimento das ações nesta segunda mostrou que o mercado gostou muito do anúncio: AMER3 disparou 22,49%.

Uma recuperação das ações da Petrobras (PETR3, PETR4) ajudou o Ibovespa a evitar queda mais forte. As ações ordinárias (PETR3) subiram 1,59%, enquanto as preferenciais (PETR4) fecharam em alta de 2,14%. 

Na ponta negativa, as ações da Vale (VALE3) caíram 1,46% e ajudaram a pressionar o Ibovespa. Usiminas (USIM5) recuou 2,2%, CSN (CSNA3) caiu 3,2% e Gerdau (GGBR4) perdeu 2,49%. 

A Ecorodovias assinou contrato de concessão de trinta anos de sua controlada indireta EcoRioMinas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trecho objeto do contrato é de 726,9 quilômetros, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. As ações da empresa fecharam em queda de 1,46%.