Mercado hoje: Ibovespa fecha em alta e dólar cai com inflação dos EUA no radar

CPI dos Estados Unidos veio levemente abaixo do esperado por economistas

Após trocar o sinal algumas vezes ao longo do dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,32% (pós ajuste), aos 107.455 pontos. O dólar fechou em queda de 0,75%, negociado a R$ 4,9495 na B3.

O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,4% em abril, em linha com as expectativas, na comparação com o mês anterior, uma aceleração em relação ao resultado de março.

A inflação atingiu 4,9% no acumulado de 12 meses, ainda bem acima do centro da meta de 2% do Federal Reserve  (banco central dos EUA). O dado anualizado ficou um pouco abaixo das expectativas de aumento de 5% na inflação de economistas ouvidos peloThe Wall Street Journal.

O núcleo do CPI, que desconsidera alimentos e energia, subiu 0,4% no mês e 5,5% no ano. “Apesar da inflação cheia estar desacelerando, o núcleo precisa dar mais sinais de arrefecimento para que o Fed tenha condições de encerrar o ciclo ou até reduzir a taxa de juros no futuro”, diz Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.

Outro destaque no mercado internacional é a negociação em torno do teto da dívida dos Estados Unidos, que tem motivado um ambiente mais cauteloso no mercado nos últimos dias.

Arcabouço fiscal continua no foco

No Brasil, o arcabouço fiscal continua no foco. O relator do projeto de lei, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), disse na noite de ontem que pode adiar a entrega do relatório do projeto para a semana que vem — a divulgação do texto estava prevista para amanhã.

Cajado praticamente descartou incluir a responsabilização do presidente da República em caso de descumprimento das metas fiscais, mas disse que estuda inserir gatilhos para travar gastos caso a meta não seja cumprida.

A produção da indústria brasileira subiu 1,1% em março ante fevereiro, conforme informou o IBGE. O desempenho superou levemente a mediana das expectativas coletadas pelo Valor Data, que era de alta de 1%.