Terceira prévia do Ibovespa mantém inclusão de Vamos (VAMO3) e PetroRecôncavo (RECV3) e exclusão de Méliuz (CASH3)

Vale, Itaú e Petrobras são os ativos de maior peso na composição do índice

A B3 divulgou nesta quinta-feira (31) a terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa que valerá para o período de setembro a dezembro de 2023. A nova prévia inclui Vamos (VAMO3) e Petrorecôncavo (RECV3), com peso de 0,243% e 0,309%, respectivamente.

E também exclui a Méliuz (CASH3) do índice.

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice são: Vale ON (13,978%), Itaú Unibanco PN (6,455%), Petrobras PN (7,237%), Petrobras ON (4,459%) e B3 (3,658%).

O Ibovespa é o principal índice do mercado de ações brasileiro, que agrega as empresas mais negociadas na B3. A cada quatro meses, a B3 reavalia o Ibovespa, permitindo que novas empresas entrem ou saiam do índice se não atenderem aos critérios estabelecidos.

Para compor a carteira do Ibovespa B3, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos como ter sido negociadas em 95% dos pregões dos últimos 3 anos e ter movimentação equivalente a pelo menos 0,1% do volume financeiro do mercado à vista no mesmo período.

Ações classificadas como penny stock, ou seja, negociadas por valor abaixo de R$ 1,00, não estão elegíveis para entrar no índice.

Com informações do Estadão Conteúdo