Agenda da Semana: Mercados aguardam payroll e discutem nova regra fiscal no Brasil

Payroll de sexta-feira pode definir os próximos passos do Federal Reserve

A primeira semana de abril será mais curta devido ao feriado de Páscoa no Ocidente e os feriados na China e Índia, no início da semana, que poderão reduzir a liquidez do mercado. No entanto, o dado mais importante será divulgado em plena Sexta-feira Santa, o payroll de março.

O relatório de empregos não-agrícolas dos Estados Unidos é um dos balizadores mais importantes na formulação da estratégia de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) na próxima reunião de juros, em 2 e 3 de maio.

A inflação medida pelo PCE, divulgada na sexta-feira (31), já mostrou desaceleração, e um indicador de emprego mais fraco pode ser um gatilho para a pausa na política contracionista.

Por aqui, o mercado ainda vai repercutir o Arcabouço Fiscal, apresentado na quinta-feira (30), que aparentemente mais agradou do que desagradou o mercado. O governo também prevê zerar o déficit primário em 2024, e indica que haverá superávit primário de 0,5% do PIB em 2024 e 1% do PIB em 2026.

Abril abre também o segundo trimestre do ano. Deixando as crises do último período para trás. A temporada de balanços começa no fim deste mês e a viagem do presidente Lula à China foi remarcada para o dia 11, após uma pneumonia adiar os planos do presidente.

Março foi difícil para os ativos brasileiros, após sofrer com a crise bancária gerada pelo SVB, pela desconfiança com o Arcabouço Fiscal e pela quebra de expectativas com a manutenção da Selic, o Ibovespa caiu quase 3%, não tendo levado um tombo maior porque o Arcabouço melhorou o humor dos investidores na última semana.

Agenda da semana

Segunda, 3

Feriado na China – Festival Qingming – O Festival Qingming é um tradicional festival chinês para reverência aos mortos, realizado no início do mês de abril. É também conhecido como o dia da limpeza dos túmulos.

Brasil reporta pesquisa Focus às 8h20 e balança comercial às 15h

Pesquisa PMI Industrial na Índia, Espanha, Suíça, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, zona do euro, Brasil, Canadá, México e Estados Unidos.

Suíça divulga índice de preços ao consumidor de março, com projeção de alta de 0,4% no mês e 3,1% no acumulado do ano.

Terça, 4

Feriado na China – Festival Qingming

Feriado na Índia – Mahavir Jayanti

Australia tem decisão de taxa de juros, atualmente em 3,60% ao ano.

Nova Zelândia também terá decisão de juros, atualmente em 4,75% ao ano

Alemanha divulga balança comercial de fevereiro

Brasil tem IPC da Fipe de março e o relatório de vendas de veículos pela Fenabrave (129,9 mil em fevereiro)

União Europeia divulga IPP de fevereiro e acumulado de 12 meses

Canadá reporta balança comercial de fevereiro

Estados Unidos divulga o relatório de emprego JOLTs, ou Job Openings and Labor Turnover Survey (em tradução literal, “pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários”), uma pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários divulgada mensalmente nos Estados Unidos. Esse relatório é um dos principais relatórios para entender a situação econômica do país.

Quarta, 5

Feriado na China – Festival Qingming

Nos Estados Unidos haverá divulgação de relatório de empregos da ADP, às 9h15, conhecido também como prévia do payroll.

Ainda nos EUA, divulgação da balança comercial, PMI composto, PMI não-manufatura e índice ISM.

Dados de produção industrial serão divulgados na Alemanha, Espanha e França.

Pesquisa PMI Composto será divulgada na África do Sul, Itália, França, Índia, zona do euro, Reino Unido, México, Brasil e Estados Unidos.

China divulga pesquisa PMI Industrial e do setor de serviços caixin

Quinta, 6

Argentina – Feriado (Quinta-feira Santa)

México – Feriado (Quinta-feira Santa)

Índia divulga sua nova taxa de juros, atualmente em 6,50% ao ano, há uma expectativa de elevação para 6,75% ao ano.

Reino Unido divulga preços de imóveis Halifax.

Suíça sua taxa de desemprego, atualmente em 1,9%.

Alemanha tem sua pesquisa de produção industrial de março.

Canadá divulga sua taxa de desemprego e o relatório de criação de empregos em março.

África do Sul, Itália, Alemanha, França, Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos divulgam PMI de construção de março.

Sexta, 7

Feriado de Sexta-feira Santa no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Itália, França, Portugal, Espanha, Austrália, Polônia, Hong Kong, África do Sul, Argentina, Índia, Canadá, México, Nova Zelândia e Cingapura.

Apesar do feriado, haverá divulgação de relatórios importantes.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos irá divulgar, às 9h30 (horário de Brasília) o relatório de empregos de março, conhecido como payroll, cuja expectativa é pela abertura de 240 mil novas vagas de trabalho.

Os EUA também divulgarão a nova taxa de desemprego.

A França divulga sua balança comercial.

A China seus reservas cambiais em dólar.

Leia a seguir

Leia a seguir