Semana promete ritmo intenso, após o feriado do Dia do Trabalho, com Super Quarta, Payroll e balanços

Além dos eventos macro, balanços de empresas como Bradesco, Apple, Eletrobras, Gerdau, Braskem, Klabin, Ultrapar e GPA estarão no radar

A semana começa com o investidor brasileiro descansando no dia do Trabalho, guardando energias para enfrentar uma semana cheia, com destaque para as decisões de juros no Brasil e Estados Unidos na quarta, na União Europeia quinta, Payroll na sexta-feira e diversos balanços espalhados ao longo dos dias.

Tudo isso somado à agenda política, que também segue intensa no Brasil em torno da formação de CPIs e das negociações em torno do projeto do Arcabouço Fiscal.

Relator da nova âncora fiscal deve entregar parecer na segunda semana de maio

O relator do projeto do novo arcabouço fiscal, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve entregar o parecer com as novas regras na segunda semana de maio.

O deputado baiano vai fazer uma maratona de reuniões com bancadas para colher sugestões de alterações no texto encaminhado ao Congresso pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o Valor, o relator disse que no final da semana que vem deve “começar a pontuar mais definitivamente” o parecer que será protocolado para apreciação dos parlamentares.

Segundo fontes, a expectativa é que um requerimento de urgência seja colocado em votação pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assim que o relatório for apresentado.

O objetivo, de acordo com interlocutores do alagoano, é garantir a celeridade da tramitação da proposta para conseguir concluir a apreciação no plenário da Câmara, “no pior dos cenários, na última semana de maio”.

Lula

Em meio à deterioração da situação econômica e financeira da Argentina, o presidente do país, Alberto Fernández, fará uma visita a Brasília na próxima terça-feira, combinada na conversa telefônica que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta.

Segundo confirmaram ao Globo fontes do governo brasileiro, a agenda de assuntos a ser tratados pelos dois chefes de Estado incluirá a busca de mecanismos de financiamento para as exportações brasileiras para o mercado argentino, dada à escassez crítica de divisas no país.

Agenda da semana

1º, segunda

Feriados

No Brasil, feriado do Dia do Trabalhador

Agenda

Nos EUA, PMI Industrial da S&P, Gastos com Construção e o PMI Industrial do ISM de abril.

Leia a seguir

Leia a seguir

China, PMI Industrial Caixin de abril, pela S&P Global.

2, terça

Feriado

China celebra o Dia do Trabalho

Agenda

Na Alemanha saem os dados de vendas no varejo e o PMI Industrial (S&P)

O PMI Industrial também será divulgado para o bloco da União Europeia, Reino Unido e no Brasil, às 10h.

Ainda no Brasil, haverá publicação do relatório Focus, o IPC-S da 4ª quadrissemana de abril, balança comercial e leilão de títulos (NTN-B e LFT).

Dado importante sobre emprego nos Estados Unidos, na véspera da decisão do Fomc, será divulgado o relatório JOLT’s de empregos referente a março.

3, quarta

Feriado

China segue celebrando o Dia do Trabalhador

Japão comemora o Dia da Constituição

Agenda

Super Quarta – Decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos

No Brasil, IC-Br de abril e o número de produção e vendas de veículos em abril, divulgado pela Anfavea.

Nos Estados Unidos, PMI Composto, pedidos de hipotecas pela MBA, além do PMI do ISM, relatório sobre os estoques de petróleo e a decisão do Fomc.

China divulga seu PMI Industrial pela S&P.

Balanços

No Brasil, balanço da Gerdau, pela manhã, e Lojas Renner, Klabin, Ultrapar e Grupo Pão de Açúcar após o fechamento do mercado.

4, quinta

Feriado

O Japão celebra o Dia do Verde

Agenda

Brasil divulga pela manhã o IPC da Fipe de abril, PMI de Serviços, PMI Composto e leilão de títulos públicos (NTN-F e LTN).

Alemanha divulga balança comercial e PMI Composto.

Zona do Euro reporta inflação ao produtor pelo instituto Eurostat, PMI Composto e a sua decisão de política monetária.

Nos Estados Unidos haverá balança comercial e o número de pedidos de seguro-desemprego na semana até o dia 28 de abril.

Balanços

Pela manhã, balanços de Embraer e Ambev. Após o encerramento das negociações na B3, balanços de Bradesco, Assaí, CCR, Braskem e Eletrobras.

Nos Estados Unidos, balanço da maior de todas em valor de mercado, Apple, no fechamento de lá.

5, sexta

Feriado

Japão celebra o Dia das Crianças

Agenda

Zona do Euro divulga suas Vendas no Varejo de março

Estados Unidos divulga seu Payroll, o pai dos indicadores, de abril, que traz o número de vagas  abertas além da taxa de desemprego, fundamentais para avaliar a política monetária do Fed.

O mercado na última semana

Ibovespa fechou em alta de 2,3% no mês de abril, aos 104.432 pontos, enquanto o dólar acumulou perdas de 1,6% no mês, fechando em R$ 4,98.