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A Alpargatas, dona das Havaianas, está avançando nos Estados Unidos, com uma base mais forte e estratégia de canais balanceada, e planeja ampliar sua internacionalização, com maior presença na Ásia, Europa e América Latina, de acordo com o diretor-presidente da empresa, Roberto Funari.
“Tivemos um ano muito forte nos mercados internacionais”, disse Funari, em teleconferência após a divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2021. “Do ponto de vista de volume, com baixa sazonalidade, encerramos ano recorde nos Estados Unidos, com resultados positivos no núcleo operacional”, disse ele.
Do ponto de vista de preço, segundo ele, o grande impacto é do mix de canais, na medida em que em 2020 a maioria das vendas ocorreu on-line, a preços mais altos. Com a reabertura de lojas, houve ajuste no mix de canais, afirmou. Além disso, “descontamos mais e entramos mais no canal off trade”, que inclui pontos de venda como supermercados e lojas de varejo em geral. Funari disse que o preço está recuperado.
Em dezembro, a Alpargatas anunciou a compra de 49,9% das ações da Rothy’s, empresa americana de calçados sustentáveis, por até US$ 475 milhões. Funari não deu mais detalhes sobre a operação.
Na China, a empresa ganhou participação de mercado. “Vamos continuar investindo, ampliando estrutura, ampliando presença off-line”, disse Funari, acrescentando que trata-se de um mercado de crescimento lento e que tudo está caminhando conforme planejado. “Não vamos reduzir ou mudar nossa perspectiva.”
O diretor-presidente disse ainda que a empresa tem o papel de crescer na Europa. “Mesmo com os impactos da pandemia em 2021, vimos uma recuperação em níveis superiores aos pré-pandemia”, disse ele, citando que a empresa reportou a maior receita líquida em moeda forte de sua história na Europa.
Já os mercados distribuidores estão respondendo à nova estratégia, de mudar o perfil de distribuidores em mercados-chave. “Mudamos o foco de somente focar em turismo para focar em consumidor doméstico”, disse Funari.
Ele destacou a Indonésia como caso de sucesso, na medida em que as vendas vinham 90% de Bali, ou seja, para turistas. Hoje, 60% das vendas vem do mercado doméstico e 40% para turistas, com a ampliação da presença física e também on-line. Funari disse que a estratégia será replicada em outros países, como Filipinas, que tem um perfil similar.
O diretor-presidente citou que as operações na América Latina estão crescendo e dando lucro, destacando o início de um trabalho importante no México.
A Alpargatas atua diretamente em 21 países e está presente em 130 países, o que representa 74% do mercado de calçados do mundo, segundo Funari.
“Sofremos em mercados distribuidores por baixas taxas de vacinação, agora vemos a tendência se dissipar e a estratégia de crescimento dando frutos”, disse ele.
Com reportagem do Valor Pro, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.