Mercados na Europa operam mistos, à espera do Fed; Santander global avança quase 2% após balanço

Os negócios na Europa são marcados por uma certa dose de cautela antes do anúncio de juros do Fed, na tarde de hoje

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quarta-feira, enquanto investidores aguardam decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e avaliam dados econômicos e balanços corporativos. O do Santander agradou, e sua ação sobe no mercado espanhol.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha ganho marginal de 0,08%, a 486,03 pontos.

Os negócios na Europa são marcados por uma certa dose de cautela antes do anúncio de juros do Fed, na tarde de hoje. Como é amplamente esperado que o BC dos EUA deixe suas taxas básicas inalteradas, investidores ficarão atentos a eventuais sinais de quando os juros americanos poderão começar a cair. Amanhã (01), será a vez do Banco da Inglaterra (BoE) de definir juros.

Da temporada de balanços, destaque para o Santander. O maior banco da Espanha lucrou mais do que o esperado no quarto trimestre do ano passado. No horário acima, a ação do gigante bancário espanhol avançava 1,8% em Madri. Mercado local aguarda resultado da operação do Santander Brasil.

No noticiário macroeconômico, o setor varejista da Alemanha decepcionou com uma inesperada queda nas vendas de dezembro. Nas próximas horas, serão divulgados números preliminares da inflação ao consumidor (CPI) alemão referentes a janeiro.

Às 6h50 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,07%, a de Paris subia 0,11% e a de Frankfurt recuava 0,15%. Já as de Milão, Madri e Lisboa exibiam altas de 0,70%, 0,44% e 0,62%, respectivamente.

Com informações do Estadão Conteúdo